Morre Samir Abou Hana, o 'Secretário da Cidade'
Pernambuco perdeu, na tarde desta sexta-feira (10), o ilustre comunicador Samir Abou Hana, aos 79 anos. A morte do "Secretário da Cidade" se deu após oito dias hospitalizado por conta de um acidente doméstico e precisou ser intubado. O sepultamento será feito no sábado, às 16h, no Cemitério de Santo Amaro. A cerimônia será aberta para quem quiser acompanhar.
De acordo com a família, Abou Hana sofreu parada cardíaca e não resistiu.
O velório será na Câmara Municipal do Recife, cidade onde nasceu, e o enterro, no Cemitério de Santo Amaro, também na capital pernambucana. Os horários não foram divulgados pela família até a atualização deste texto.
Filho de mãe brasileira e pai palestino, Samir começou a trabalhar aos 17 anos. Passou pelo jornalismo impresso, emissoras de rádio e televisão. Foi ainda secretário de Imprensa nas prefeituras do Recife e de Olinda. Casado, ele deixa esposa, quatro filhos e oito netos.
Personalidades de Pernambuco divulgaram nota de pesar com relação à morte do comunicador. Confira:
Paulo Câmara, governador de Pernambuco
"Recebi com muita tristeza a notícia da morte do jornalista Samir Abou Hana, uma das vozes mais tradicionais do rádio em Pernambuco. Conhecido como “secretário da cidade”, pela defesa que sempre fez dos interesses da população, Samir construiu uma carreira exitosa. Passou por diversas empresas de comunicação no Estado, atuou também na televisão e foi secretário de Imprensa nas prefeituras do Recife e de Olinda. Quero manifestar minha solidariedade aos seus familiares, amigos e ouvintes neste momento de profundo pesar".
Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco
"Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do comunicador Samir Abou Hana, nosso eterno "Secretário da Cidade". Com seu carisma e bom humor, foi um profundo defensor do Recife, sempre receptivo às demandas da população. Para além da sua simpatia, sempre com uma "ternurinha" aos seus ouvintes, Samir foi uma referência no jornalismo pernambucano. Que nosso bom Deus o receba e conforte o coração de todos os familiares, amigos, fãs e ouvintes!"
João Campos, prefeito do Recife
“Samir Abou Hana marcou época na imprensa pernambucana e conquistou o respeito, carinho e admiração da sua audiência pelo seu carisma e credibilidade. O apelido de secretário da cidade e a expressão ternurinha se tornaram marcas registradas de uma produtiva trajetória com destaque na TV e no rádio - onde dedicou maior parte da sua carreira -, mas também em jornais e impressos e como secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife, ainda na gestão de Augusto Lucena. Aos familiares e amigos, deixo os meus votos de solidariedade e apoio pela perda”.
Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes
"A comunicação pernambucana perdeu um dos seus grandes ícones. Referência no rádio e na televisão, Samir Abou Hana conseguiu levar a informação ao grande público de forma descontraída, de um jeito único e pessoal. Nossos sentimentos à família, amigos, colegas de trabalho e admiradores".
Professor Lupércio, prefeito de Olinda
"A imprensa e a sociedade pernambucana encerram esta semana tristes com a morte do jornalista Samir Abou Hana. Um grande profissional de um carisma singular, que se popularizou também por mandar para todos que o acompanhavam uma saudação carinhosa chamada de "Ternurinha". Com uma presença marcante na tv e sua voz inconfundível no rádio, passou por grandes veículos da região, como Rádio Clube e Rádio Jornal, sempre demonstrando sensibilidade em defesa do interesse público e do jornalismo de qualidade."
Múcio Aguiar, presidente da AIP
"A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do comunicar Samir Abou Hana. Com voz marcante e serviço prestado aos mais humildes, Samir Abou Hana deixa um legado - o testemunho de que o jornalismo deve cumprir uma missão social. Neste momento de dor, prestamos condolências aos seus familiares e amigos. A Imprensa está em luto."
Daniel Coelho, deputado federal
"Com pesar, ficamos sabendo da notícia da morte de Samir Abou Hana, o eterno Secretário da Cidade. Toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos desse grande profissional, que inscreveu seu nome na história da comunicação brasileira. O legado de Samir será sempre uma referência".
Armando Monteiro, ex-senador
"Com a partida de Samir Abou Hana, Pernambuco perde um de seus comunicadores mais carismáticos. Samir, o Secretário da Cidade, foi um autêntico porta-voz da população, um aliado permanente na cobrança por melhores serviços públicos. Tive a honra de participar inúmeras vezes de seus programas, e pude constatar também a sua dimensão humana, a sua humildade e generosidade. Meus sentimentos à família."