Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Morre terceiro paciente com Covid transferido de Manaus para o Recife

Outros dois receberam alta médica; permanecem internados no hospital universitário três pacientes

Hospital das Clínicas da UFPE/EbserhHospital das Clínicas da UFPE/Ebserh - Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha

Morreu, na tarde desta terça-feira (2), a terceira paciente com Covid-19 transferida de Manaus para o Recife após o colapso da saúde na capital do Amazonas. Segundo o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), a vítima é uma mulher de 53 anos. 

A mulher chegou ao hospital no dia 26 e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu. "O HC-UFPE e a Rede Ebserh se solidarizam pela perda. O HC continuará sua atuação comprometida no enfrentamento da Covid-19 e reitera o empenho de todos os profissionais envolvidos", lamentou o hospital, em comunicado oficial. 

Anteriormente, foram registradas duas mortes entre os 26 pacientes que o Estado recebeu do Amazonas. A primeira morte ocorreu em 27 de janeiro, a de um homem de 50 anos internado no HC/UFPE. O segundo óbito foi de um homem de 64 anos, no Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem, administrada pelo Governo do Estado.

Altas
Outros dois pacientes transferidos de Manaus receberam alta médica do HC nesta terça-feira. De acordo com o hospital universitário, ambos viajam nesta noite de volta para a capital do Amazonas, em voo comercial. Ao todo, o Amazonas já encaminhou mais de 400 pacientes para outras unidades federativas.

A professora Damiana da Costa Leite, 45 anos, e o vigilante Pedro José Feliz Ávila, 59 anos, foram os dois que receberam alta nesta terça-feira. Damiana chegou ao hospital, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, em 26 de janeiro. Já Pedro foi internado em 23 de janeiro.

"Ambos chegaram ao hospital com muita dificuldade para respirar e ficaram internados na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP)", informou o HC/UFPE, em comunicado oficial. 

Pacientes receberem alta clínica do HCPacientes retornam a Manaus após a alta médica (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas)

Para Damiana, este é um momento de vitória e também de muita alegria. “É um alívio poder voltar para a minha casa, encontrar a minha família e os meus filhos. Eu passei por momentos muito difíceis. Achei que não iria resistir, mas graças a Deus e a essa equipe do HC de Pernambuco, eu estou curada e vou poder voltar para a minha casa. Estou muito feliz e grata”, afirmou.

"Gostaria que todas as pessoas que estão Covid-19 no Amazonas pudessem ter essa mesma oportunidade e esse mesmo tratamento", completou a professora.

Com a alta dos dois, subiu para oito o total de pacientes vindos de Manaus recuperados clinicamente da doença do coronavírus Sars-CoV-2. 

Segundo balanço do HC/UFPE, outros seis foram liberados entre o sábado (30) e a segunda-feira (1º). 

Atualmente, conforme dados do Hospital das Clínicas, estão internados três pacientes vindos de Manaus. Dois estão na UTI e um na enfermaria de DIP. 

Hospital de Referência à Covid-19
Além do Hospital das Clínicas, pacientes de Manaus foram internados no Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Alfa), localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Na segunda-feira, segundo último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), três pacientes receberam alta e puderam voltar ao Amazonas.

O boletim indica que ainda permanecem internados na unidade nove pacientes, que apresentam quadro geral de saúde estável e estão sendo monitorados em leitos de UTI. 

"Dos que estão na UTI, dois respiram sem a ajuda de aparelhos e outros três usam dispositivos de oxigenação para auxiliar na respiração. Todos estão conscientes e orientados", segundo a SES-PE.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter