Violência

Morre turista alemão vítima de assalto no Centro do Recife

O latrocínio ocorreu na última quinta-feira (8), no Pátio do Carmo

Werner Duysen Gurkasch (esq.) morreu vítima do latrocínio. Ao seu lado, o marido, Wolfgang Duysen GurkaschWerner Duysen Gurkasch (esq.) morreu vítima do latrocínio. Ao seu lado, o marido, Wolfgang Duysen Gurkasch - Foto: Reprodução/Instagram

Morreu, nesta quarta-feira (14), o turista alemão de 81 anos que foi vítima de assalto no Centro do Recife, na última quinta-feira (8). Ele se encontrava internado no Hospital Santa Joana. A morte do idoso Werner Duysen foi confirmada pela delegada Polyanne Farias, titular da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil de Pernambuco. A unidade de saúde não foi autorizada a detalhar informações.

O latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu na avenida Dantas Barreto, no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, nas proximidades da Basílica do Carmo, por volta das 11h. O companheiro de Werner, Wolfang Werner Duysen Gurkasch, de 79 anos, foi ouvido e deve seguir participando na investigação policial. O casal, que chegou em um cruzeiro que atracou no Porto do Recife, estava em passeio pela cidade

Na terça-feira (13), a polícia anunciou a prisão de um dos suspeitos de envolvimento com o latrocínio, um homem de 27 anos.

Com a confirmação da morte do estrangeiro, a investigação policial passa a ser por latrocínio e não mais tentativa. "Foi gerada uma ocorrência de latrocínio consumado. Nós estamos com esse inquérito em andamento, as investigações continuam", detalhou Polyanne Farias, que acrescentou que a pena imputada ao suspeito do crime pode ser de 20 a 30 anos de prisão.

O homem passou por audiência de custódia nesta quarta-feira. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jonas Félix de Souza teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e foi encaminhado para o Cotel. 

 

WhatsApp Image 2022 12 14 at 13.40.19Crime ocorreu nas proximidades da Basílica do Carmo, no Centro do Recife (Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco)

Dinâmica do crime
Inicialmente, havia a informação de agressão com arma branca contra Werner, que teria sido esfaqueado. Diligências complementares, no entanto, apontam que o alemão caiu e sofreu uma pancada na cabeça durante a abordagem.

"A investigação não se resume à confissão, nós temos diversos indícios e provas. Há um prazo para a conclusão do inquérito e durante esse período todas as provas estão sendo analisadas, inclusive imagens do fato", completou a delegada, ao citar os próximos passos da investigação.

Segundo Polyanne Farias, quatro pessoas participaram da investida criminosa. Logo, três seguem foragidas e a polícia continua nas buscas. "Eles têm uma maneira comum de agir: cercam as vítimas e já intimidam e ameaçam, se utilizam da violência física", explicou. 

"O corpo será submetido à perícia tanatoscópica. A conclusão que virá no laudo vai dizer com certeza qual a causa. As investigações, até então, apontam que foi justamente essa pancada na cabeça, decorrente da violência física empreendida na hora em que estavam subtraindo os pertences da vítima", finalizou Polyanne Farias.

A Polícia Civil de Pernambuco mantém contato com o Consulado-Geral da Alemanha no Recife para seguir com os trâmites relacionados ao turista. A reportagem tenta o posicionamento da representação alemã.

Suspeito foi preso no local do crime
Diretor de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel Alexandre Tavares afirmou que, em 2 de dezembro, foi lançada a Operação Papai Noel para reforçar o policiamento no Centro do Recife.

"Todos os anos, ela é desencadeada para que no mês de dezembro a gente tenha um reforço de policiamento no Centro do Recife. A gente entende que há um aumento considerável de pessoas circulando no Centro para as suas compras de Natal", detalhou.

Este ano, a PM destaca 132 agentes por dia para o efetivo da operação, parte a pé e parte motorizada em viaturas ou motocicletas e montado a cavalo, além do policiamento de trânsito e policiamente com apoio de cães.

A operação ocorre diariamente das 7h às 20h, com reforço aos sábados e domingos, por causa do funcionamento atípico do comércio do centro da capital pernambucana no final do ano.

O coronel disse ainda que o suspeito que foi detido pelo envolvimento no crime contra os turistas alemães estava novamente no Pátio do Carmo quando terminou preso, nessa segunda-feira (13). "Ele estava tentando cometer outro delito. Uma pessoa teve um pertence roubado e foi flagrado por uma patrulha da Operação Papai Noel, que seguiu até o encontro", explicou o coronel Tavares. 

O policial disse ainda que o suspeito foi encontrado com um óculos roubado do alemão. "Na Polícia Civil, surgiu a informação de que um deles havia participado do crime do dia 8 de dezembro [contra os turistas]. O DHPP foi acionado e fez a identificação. Esse suspeito estava com um objeto que pertencia à vítima, que era um óculos de sol", completou. 

Sindicato de policiais lamenta
“Esse é mais um caso revoltante de violência em nosso Estado. E, como não poderia ser diferente, externamos a nossa mais profunda indignação e preocupação com o aumento exponencial do número de homicídios em Pernambuco. Infelizmente, crimes como esse geram insegurança à toda população, ao passo que o nosso efetivo policial não consegue dar conta de toda a demanda existente”, avalia o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti.

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter