Logo Folha de Pernambuco

SAIBA COMO DOAR

Morro da Conceição: Santuário inicia campanha para comprar objetos destruídos por desabamento

Dinheiro arrecadado também será usado na Pastoral Social. Governadora assinou repasse de R$ 1,5 milhão para reconstruir telhado e estrutura metálica

Área isolada após desabamento do teto do Santuário do Morro da ConceiçãoÁrea isolada após desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Com o mote "Estenda sua mão ao Morro da Conceição", o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição iniciou uma campanha para a compra dos objetos que ficaram destruídos após a queda do teto do templo, em 30 de agosto.

A tragédia no templo localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, deixou duas pessoas mortas e várias feridas.

As doações para a campanha devem ser feitas por meio do site doe.santuariomorrodaconceicao.com.br. É possível efetuar a doação por meio de boleto, pix, e cartão de crédito. Doações mensais também são recebidas. 

Entre os objetos que serão comprados, estão mesas, cadeiras, credência, ambão e pia batismal, bem como bancos, ostensório e cálice. A Pastoral Social da igreja também receberá parte das doações. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Santuário Arquidiocesano de N. Sra. da Conceição (@santuariomorrodaconceicao)

Na quinta-feira (26), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou termo de fomento de R$ 1,5 milhão para a reconstrução do Santuário. Os recursos da gestão estadual vão permitir a reforma do telhado e da estrutura metálica do Santuário. 

Segundo o governo, as obras devem ser concluídas antes da festa de 8 de dezembro. No ato da assinatura do termo, a governadora projetou a entrega para 2 de dezembro.

Raquel Lyra também afirmou que ainda não foram finalizadas as investigações sobre o motivo do desabamento do teto da igreja.

Assinatura do termo de fomento para reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Assinatura do termo de fomento para reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco)

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, comentou a importância das doações e lembrou que a igreja está cuidando em primeiro lugar das pessoas, das famílias e das pessoas atingidas. 

"Nosso compromisso primeiro é com a reconstrução da esperança por meio de uma rede imensa de solidariedade, mas também nós queremos reconstruir o Santuário do Morro da Conceição. Porque ele é um grande símbolo de fé, de piedade, de esperança", afirmou o sacerdote ao lançar oficialmente a campanha e reforçar que com a colaboração, oração e ajuda material de todos.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Emerson Borges, também falou sobre a campanha, durante lançamento em missa na noite de quinta-feira, no Morro da Conceição. 

"Todos vão escolher a opção de doação que vai fazer para ajudar na reconstrução do Santuário. Nós compreendemos que esse Santuário é do povo e os devotos precisam se sentir participantes desse momento de reconstrução a partir das suas doações, carinho e afeto com Nossa Senhora da Conceição", explicou o sacerdote.

Missa de 30º dia
O entorno da imagem da Imaculada Conceição receberá, na próxima segunda-feira (30), às 19h30, a missa de 30º dia das vítimas do desabamento.

Morreram na tragédia Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos. 

Desde o desabamento, as celebrações do Santuário são realizadas aos pés da imagem e na Praça do Morro da Conceição. 

Veja também

Newsletter