Logo Folha de Pernambuco

Feminicídio

Morte de mulher queimada por ex-namorado em praça comove o Peru

Agressor jogou gasolina e ateou fogo na jovem de 18 anos durante uma discussão pública

Dos casos de feminicídio consumados em 2017, 57,4% foram cometidos nas casas das vítimasDos casos de feminicídio consumados em 2017, 57,4% foram cometidos nas casas das vítimas - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A morte, nesta sexta-feira (24), de uma mulher queimada por seu ex-namorado em uma movimentada praça de Lima expôs novamente a lentidão das autoridades em casos de feminicídio.

O agressor jogou gasolina e ateou fogo em Katherine Gómez, de 18 anos, durante uma discussão pública. Ela foi levada às pressas no sábado passado ao Hospital Loayza com queimaduras em mais de 60% do corpo.

"Lutou por sua vida, mas, lamentavelmente, a extensão dos ferimentos de seu corpo impossibilitou aos médicos salvarem sua vida", afirmou à rádio RPP a ministra da Mulher, Nancy Tolentino.

Segundo a policia, o autor do feminicídio é um jovem venezuelano de 19 anos, identificado como Sergio Tarache Parra, que fugiu após a agressão na Praça 2 de Maio, no centro da cidade.

Um mandado de prisão foi emitido apenas na quinta-feira, cinco dias após o ataque, lamentou Tolentino. "A polícia me prometeu que vai esgotar todos os seus meios para encontrá-lo", acrescentou.

A ministra apelou às jovens para que escolham bem seus parceiros e não aceitem "nenhum compromisso ou relação com uma pessoa que não as respeitem, que viole seus direitos".

O Peru registrou 136 feminicídios em 2022, frente a 146 em 2021 e 138 em 2020, segundo dados oficiais.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter