Logo Folha de Pernambuco

Comoção

Morte do empresário Abilio Diniz repercurte nas redes sociais

Vários políticos e autoridades prestaram solidariedade à família

Abilio 1Abilio 1 - Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

A morte do empresário Abilio Diniz causou comoção nas redes sociais. Vários políticos e autoridades publicaram notas lamentando o falecimento e prestando solidariedade à família. O Grupo Pão de Açúcar emitiu nota lamentando a morte de seu fundador.

"Lamentamos profundamente a perda do empresário Abilio Diniz. Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirou gerações", diz a nota, enviada pela assessoria de imprensa. "Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil", diz o GPA, em nota.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou mensagem de condolências pelo falecimento do empresário Abílio Diniz, prestando sentimentos à família. "Que permaneça seu admirável exemplo de perseverança e crença na economia nacional".

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que Abilio Diniz foi "um exemplo de empreendedorismo e aposta no Brasil". "Levou os alimentos brasileiros para o mundo todo", enfatizou, acrescentando que o empresário compartilhou sua trajetória de sucesso e dividiu conhecimento e exemplos. "Que sua lição de empreendedorismo possa sempre se perpetuar", desejou o ministro.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, considerou que Abilio "foi uma liderança empresarial brasileira, um homem determinado e com grande contribuição ao País". "Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa ‘Caminhos com Abilio Diniz’, na CNN, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável", disse Tebet.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse, em nota, que Diniz era uma das maiores lideranças empresariais do País, que deu importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. "Recebo com tristeza a informação sobre a morte do empresário Abílio Diniz, uma das maiores lideranças empresariais do País. Tive o privilégio de conviver e de testemunhar o desempenho de um grande empreendedor, que teve importante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil", escreveu Mercadante, em nota distribuída à imprensa. "Neste momento de dor, manifesto meus sentimentos e minha solidariedade à esposa, aos filhos, aos demais familiares e aos amigos de Abílio Diniz."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) lamentou a morte do empresário Abilio Diniz, que construiu um império no setor de varejo. "Perdi um amigo. O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência", escreveu em sua conta no X (antigo Twitter). O deputado salientou que Abílio sempre viu o Brasil com "otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro. Meus sentimentos à família e aos amigos".

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou, em sua conta no conta X: "Com enorme pesar, acabo de receber a notícia do falecimento de Abílio Diniz, por quem sempre tive uma grande admiração. Via nele alguém sempre torcendo para ver o Brasil dar certo, e trabalhou toda sua vida para isso, gerando emprego pra muita gente, sem deixar de olhar para o próximo". Tarcísio ressaltou que o empresário "teve uma trajetória brilhante": "Não só pelo seu empreendedorismo mas também pelo estilo de vida que inspirava muita gente a aspirar sua longevidade e energia", declarou. "Que Deus o receba em sua infinita graça e conforte o coração de toda a sua família".

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota de pesar "lamentando profundamente" a morte do empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, neste domingo, em São Paulo. O senador enfatizou que Abilio foi um dos principais empresários brasileiros, participou ativamente das transformações do setor produtivo e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país.

"Levou recentemente para seu programa na TV, do qual tive a honra de participar, toda a sua experiência na discussão de temas relevantes para os brasileiros", pontuou. "Homem inteligente, atencioso e exemplar, por quem eu nutria profunda admiração", continuou, acrescentando que deixa seus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, demais familiares, amigos e admiradores.

O ex-prefeito e ex-governador de São Paulo João Doria enalteceu o "grande legado" deixado pelo empresário. "Lamento profundamente o falecimento de Abilio Diniz. Um amigo querido cuja contribuição para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Brasil deixa um grande legado", escreveu. "Meus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, familiares e amigos neste momento de grande tristeza", continuou.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, considerou que o empresário foi "exemplo de dedicação e de esperança em um País melhor". "Que Deus o receba no Reino e conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor."

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter