Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

Um morto e três feridos em ataque russo com 110 drones na Ucrânia

Segundo os serviços de resgate, "um grande incêndio foi registrado" na cidade devido ao bombardeio

Prédio residencial em chamas após um ataque aéreo russo, em TernopilPrédio residencial em chamas após um ataque aéreo russo, em Ternopil - Foto: Ukrainian Emergency Service/AFP

A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira (2) que foi alvo de ataques de 110 drones russos durante a noite, uma incursão que deixou um morto e três feridos na cidade de Ternopil, no oeste do país.

A Rússia executa ataques noturnos em larga escala contra infraestruturas de energia da Ucrânia há vários meses, com drones explosivos de concepção iraniana.

"Uma pessoa morreu, três ficaram feridas e mais de 100 habitantes abandoaram a localidade", anunciaram os serviços de emergência ucranianos no Telegram.

A cidade de Ternopil, que fica mais de 350 km ao sudoeste de Kiev, não é alvo frequente de ataques russos.

Segundo os serviços de resgate, "um grande incêndio foi registrado" na cidade devido ao bombardeio. A "onda de choque quebrou as janelas de edifícios vizinhos, de uma escola e de 20 veículos".

A Força Aérea ucraniana informou que a defesa antiaérea derrubou 52 drones e que 50 aparelhos desapareceram dos radares.

Por sua vez, a defesa russa anunciou que destruiu 15 drones ucranianos nesta segunda-feira, todos em áreas fronteiriças da Ucrânia.

Moscou e Kiev intensificaram os ataques com drones e mísseis nas últimas semanas. Recentemente, a Ucrânia lançou mísseis americanos e britânicos de longo alcance contra a Rússia.

Moscou respondeu com o lançamento de um míssil hipersônico experimental contra uma cidade ucraniana e ameaçou atacar a Europa e os Estados Unidos, que fornecem armas a Kiev.

Veja também

Olinda abre matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino; veja como se matricular
Educação

Olinda abre matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino; veja como se matricular

Presidente do Parlamento do Líbano acusa Israel de "violação flagrante" do cessar-fogo
ORIENTE MÉDIO

Presidente do Parlamento do Líbano acusa Israel de "violação flagrante" do cessar-fogo

Newsletter