Logo Folha de Pernambuco

conflito

Moscou acusa Zelensky de "empurrar" Otan a "entrar em conflito direto" com a Rússia

"Certamente não é um plano, é um conjunto de slogans incoerentes", afirmou a porta-voz da diplomacia russa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa para membros do parlamento ucraniano em Kiev, em meio à invasão russa da Ucrânia.O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa para membros do parlamento ucraniano em Kiev, em meio à invasão russa da Ucrânia. - Foto: Handout / Serviço De Imprensa Presidencial Ucraniano / AFP

Moscou acusou, nesta quarta-feira (16), o presidente Volodimir Zelensky de "empurrar" a Otan para a guerra com a Rússia, depois de o líder ucraniano ter apresentado um "plano de vitória" no qual pediu a entrada do seu país na aliança transatlântica.

Zelensky "empurra os países da Otan a entrar em conflito direto com o nosso país", denunciou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

"Certamente não é um plano, é um conjunto de slogans incoerentes, é saliva sangrenta dos lábios de um assassino neonazista", afirmou em entrevista coletiva.

No seu plano, apresentado nesta quarta-feira perante o Parlamento, Zelensky descartou ceder território para acabar com a guerra com a Rússia e apelou às potências ocidentais que aumentem a sua ajuda.

Essa questão será discutida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma reunião que começa na quinta-feira, disse o chefe da aliança militar, Mark Rutte.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter