Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

Moscou diz que candidatura da Ucrânia à UE serve para 'conter' Rússia

A UE anunciou sua decisão na quinta-feira, quatro meses depois do início da ofensiva militar lançada pela Rússia contra a Ucrânia

Vladimir PutinVladimir Putin - Foto: Mikhail Klimentyev / SPUTNIK / AFP

O governo russo denunciou nesta sexta-feira (24) a admissão de Ucrânia e Moldávia como candidatos a integrar a União Europeia (UE) como uma manobra ocidental de "contenção" geopolítica da Rússia.

A admissão desses países como candidatos à UE "confirma que o apoderamento do espaço da CEI [Comunidade de Estados Independentes, que reúne várias ex-repúblicas soviéticas] prossegue ativamente, com o objetivo de conter a Rússia", afirmou em comunicado a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A UE anunciou sua decisão na quinta-feira, quatro meses depois do início da ofensiva militar lançada pela Rússia contra a Ucrânia, que tem entre os seus objetivos pôr fim à aproximação entre Kiev e os países ocidentais.

Maria Zakharova afirmou que a UE se propõe a "estabelecer com as regiões de seu entorno relações regidas pelo princípio de senhor e escravo".

Segundo a porta-voz, Bruxelas (sede do Executivo da UE), recorre a "métodos de chantagem política e econômica" para que os países candidatos a aderir à UE adotem "sanções ilegítimas" contra a Rússia.

"Este enfoque agressivo da União Europeia tem o potencial de criar novas divisões e novas crises, muito mais profundas na Europa", acrescentou.

Anteriormente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi muito mais comedido sobre o tema das candidaturas de Ucrânia e Moldávia ao assegurar que se trata de "um assunto interno da Europa".

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter