GUERRA

Moscou é alvo de um dos maiores ataque de drones de sua história

A Rússia, que iniciou em fevereiro de 2022 uma operação em larga escala contra a Ucrânia, enfrenta desde 6 de agosto uma ofensiva ucraniana sem precedentes na região fronteiriça de Kursk

Policial vigia a área do Crocus City Hall, nos arredores de MoscouPolicial vigia a área do Crocus City Hall, nos arredores de Moscou - Foto: Natalia Kolesnikova/AFP

A cidade de Moscou sofreu durante a noite "uma das mais importantes" ofensivas de drones ucranianos desde o início do conflito, anunciou nesta quarta-feira (21) o prefeito da capital russa.

Na Ucrânia, as autoridades anunciaram que neutralizaram 50 drones russos.

A Rússia, que iniciou em fevereiro de  2022 uma operação em larga escala contra a Ucrânia, enfrenta desde 6 de agosto uma ofensiva ucraniana sem precedentes na região fronteiriça de Kursk.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que "11 drones foram destruídos" sobre Moscou e suas imediações durante a noite, o que representa "uma das maiores tentativas de atacar a cidade com drones", disse o prefeito da capital, Serguei Sobyanin, no Telegram.

A cidade de Moscou e sua região, que ficam a mais de 500 km da fronteira ucraniana, já haviam sido alvos de ataques esporádicos de drones.

Durante o verão (hemisfério norte, inverno no Brasil) de 2023, alguns dispositivos foram destruídos sobre o distrito financeiro da capital. Em maio de 2023, dois drones foram neutralizados perto do Kremlin, no coração de Moscou.

Na madrugada de terça-feira para quarta-feira, 45 drones ucranianos foram destruídos pelos sistemas de defesa aérea da Rússia sobre as regiões de Moscou (11), Bryansk (23), Belgorod (6), Kaluga (3) e Kursk (2), informou o Ministério da Defesa em um comunicado.

Além disso, um míssil foi derrubado na terça-feira à noite ao oeste da região de Rostov, na fronteira com a Ucrânia, segundo o governador regional, Vasili Golubev.

A Rússia enfrenta há duas semanas uma grande ofensiva transfronteiriça das forças ucranianas, enquanto as tropas de Moscou prosseguem com o avanço no leste da Ucrânia, na direção da cidade de Pokrovsk.

O Exército russo anunciou nesta quarta-feira que tomou o controle de outra localidade ucraniana, Zhelane, que fica entre as cidades de Donetsk e Pokrovsk.

As tropas russas, que nas últimas semanas anunciaram a conquista de uma série de cidades da região de Donetsk, avançam em direção a Pokrovsk, núcleo estratégico onde as autoridades ucranianas ordenaram a saída das famílias com crianças.

Analistas acreditam que Kiev esperava que a incursão das suas forças na região russa de Kursk forçaria Moscou a desviar tropas de outras partes do front de batalha. Mas até o momento não há indícios de redução nos combates no leste da Ucrânia.

No lado ucraniano, o comandante da Força Aérea, Mikola Oleschuk, afirmou que as defesas antiaéreas derrubaram 50 drones explosivos e um míssil lançado pela Rússia contra o seu território durante a noite.

O chefe da administração militar de Kiev, Sergei Popko, explicou no Telegram que 10 drones foram interceptados quando seguiam na direção da capital ucraniana.

"O ataque aéreo durou toda a noite e seguiu até de manhã, ou seja, mais de nove horas no total", segundo as autoridades da região de Kiev.

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter