Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Moscou fez de Belarus seu 'refém nuclear', afirma Ucrânia

Putin disse que "concordou" com o presidente bielorrusso em posicionar armas nucleares táticas em Belarus

Guerra na UcrâniaGuerra na Ucrânia - Foto: Aris Messinis / AFP

A Rússia fez de Belarus seu "refém nuclear", disse Kiev neste domingo (26), um dia depois que o presidente Vladimir Putin anunciou a implantação de armas nucleares táticas no território de seu aliado.

“O Kremlin tomou Belarus como refém nuclear”, escreveu no Twitter o secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, considerando que a decisão é “um passo para a desestabilização interna do país”.

Putin disse, no sábado (25), que "concordou" com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, em posicionar armas nucleares táticas em Belarus.

Lukashenko, no poder há quase 30 anos, é um importante aliado da Rússia e, em fevereiro de 2022, permitiu que o Kremlin usasse seu território para invadir a vizinha Ucrânia.

Desde então, teme-se que Belarus se junte à ofensiva na Ucrânia, mas Lukashenko respondeu que só o faria se seu país fosse atacado.

Segundo Danilov, o anúncio feito pelo presidente russo "maximiza o nível de percepção negativa" de Putin e Moscou "entre a sociedade bielorrussa".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter