Logo Folha de Pernambuco

Dia da Consciência Negra

Movimentos negros do Recife realizam marcha em celebração ao Dia da Consciência Negra

Marcha teve como ponto de partida o Pátio do Carmo, culminando no Marco Zero, Bairro do Recife

Movimentos negros do Recife saíram em marcha neste sábado (20), para celebrar Dia da Consciência NegraMovimentos negros do Recife saíram em marcha neste sábado (20), para celebrar Dia da Consciência Negra - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Movimentos negros do Recife realizaram neste sábado (20) a Marcha da Consciência Negra para marcar o dia que é dedicado à Consciência Negra no Brasil.

Com o tema “O Povo Negro Resiste ao Genocídio: antes, durante e depois da pandemia”, manifestantes percorreram ruas da cidade, com concentração no Pátio do Carmo, no Bairro de São José, e desfecho no Marco Zero, Bairro do Recife.

Crédito: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

 



De acordo com a organização do evento, pelo menos 5 mil pessoas participaram da Marcha que contou com os movimentos “Negro Unificado”, “Articulação Negra”, “Coalizão Negra” e “Marcha das Mulheres”, além de centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos.

No desfecho da Marcha, na Praça do Marco Zero, manifestantes prestaram homenagem às pessoas negras mortas em decorrência do racismo.

Veja também

Newsletter