BRASIL

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um anoMPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano - Foto: Jader Souza/AL Roraima

O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta quinta-feira (12), que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta-feira (11) pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país. 

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Na terça-feira (10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.

Veja também

Nenhum empresário sério do agro deseja queimada, diz Lula
Queimadas

Nenhum empresário sério do agro deseja queimada, diz Lula

Três brasileiros morrem em acidente de trânsito na França
França

Três brasileiros morrem em acidente de trânsito na França

Newsletter