Logo Folha de Pernambuco

Documentos e cadastros

MPF entra com ação para excluir declaração sobre "sexo" em banco de dados oficial

O órgão afirma que as regras em vigor geram "constrangimentos" a pessoas transexuais

Procuradoria Geral da RepúblicaProcuradoria Geral da República - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria da República no Acre entrou com uma ação para proibir a União de fazer distinção entre nome social e nome de registro civil e de exigir declaração sobre sexo em documentos e cadastros da administração federal.

O órgão afirma que as regras em vigor geram "constrangimentos" a pessoas transexuais e pede que as adequações sejam feitas em até 30 dias

O tema vem sendo debatido desde que a nova carteira de identidade passou a ser emitida com os campos "sexo" e "nome social", que não existiam no modelo antigo. As mudanças foram definidas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).



O Ministério Público analisou outros sistemas do governo federal e encontrou o mesmo padrão. É o caso, por exemplo, do gov.br, Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ConecteSUS.

Para o órgão, o modelo alimenta a transfobia e contribui para situações de "violência, humilhação e tratamentos degradantes".

"Justapor o nome civil e o nome social no mesmo documento, conforme estabelece o mencionado decreto, desconsidera o papel do nome social de promover a igualdade e a não discriminação da população LGBTI+ à vista da realidade social, na qual a incompatibilidade entre a imagem corporal representada pela pessoa trans e o nome em seus documentos gera, constantemente, constrangimentos e situações de transfobia", diz a ação.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, que lidera a iniciativa, pede que o governo federal crie mecanismos para adequar formulários, sistemas registrais e bancos de dados.

O que pede o MPF:

- Unificação do campo "nome", sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil;

- Extinção do campo "sexo";

- Adequação de formulários, sistemas e bancos de dados da administração federal.

 

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter