Logo Folha de Pernambuco

MPOX

Mpox: OMS pede resposta após registro de nova variante na Suécia

Fato reforça que todos os países envolvidos lutem conjuntamente

Paciente com lesões na pele provocadas mpoxPaciente com lesões na pele provocadas mpox - Foto: CDC/Brian W.J. Mahy

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira (16) que a confirmação de um caso da nova variante 1b da mpox na Suécia reforça a necessidade de todos os países afetados pela doença combaterem o vírus de forma conjunta.

“Encorajamos todos os países a ampliar a vigilância, compartilhar dados e trabalhar para compreender melhor a transmissão; a compartilhar ferramentas como vacinas; e a aplicar as lições aprendidas em emergências de saúde pública de interesse internacional anteriores”, escreveu Tedros, em seu perfil na rede social X.

Entenda
O caso da nova variante 1b na Suécia foi confirmado na quinta-feira (15), um dia depois que a OMS declarou o cenário de mpox na África uma emergência em saúde pública de interesse internacional – o mais alto nível de alerta da entidade.

A detecção da variante na Suécia é a primeira fora do continente africano. Autoridade sanitárias suecas informaram que o paciente foi infectado durante passagem pela África e segue em tratamento.

Veja também

Ex-presidente da Argentina é intimado a depor por violência doméstica contra ex-companheira
Alberto Fernández

Ex-presidente da Argentina é intimado a depor por violência doméstica contra ex-companheira

Indicado de Trump para secretário de Defesa é acusado de agressão sexual
Donald Trump

Indicado de Trump para secretário de Defesa é acusado de agressão sexual

Newsletter