Logo Folha de Pernambuco

CONFLITO

MQ-9 Reaper: conheça o drone dos EUA que teria matado líder do Estado Islâmico

Fabricado pela empresa americana General Atomics, o drone tem 11 metros de comprimento e envergadura de 20 metros, com uma autonomia de mais de 24 horas de voo

Drone MQ-9 Reaper é modelo usado pela Força Aérea dos EUA Drone MQ-9 Reaper é modelo usado pela Força Aérea dos EUA  - Foto: Divulgação/US Air Force/William Rio Rosado

O líder do Estado Islâmico no Leste da Síria, Usamah al-Muhajir, morreu em um ataque de drone realizado na última sexta-feira (7). O Comando Central dos Estados Unidos afirmou, neste domingo, que o ataque foi conduzido "pelo mesmo [drone] MQ-9 que, no início do dia, foi assediado por aeronaves russas", em um confronto que durou quase duas horas.

Fabricado pela empresa americana General Atomics, o drone tem 11 metros de comprimento e envergadura de 20 metros, com uma autonomia de mais de 24 horas de voo. Foi projetado pela General Atomics Aeronautical Systems e entrou em operação em 2007, com um custo de US$ 64,2 milhões por unidade (R$ 313 milhões na cotação atual).

A aeronave pode ser pilotada de forma remota, por meio de um sistema operacional. O drone é equipado com armas e estação de controle terrestre. O aparelho também possuí sensores ultramodernos para poder realizar operações de vigilância a uma velocidade de cruzeiro de 335 km por hora.

A tripulação básica consiste em um piloto para comandar a missão e um tripulante para operar sensores e guiar armas, todos em solo. O MQ-9 é altamente modular e oferece recursos personalizados para batalhas, por meio kits com diferentes combinações de armas e sensores de carga útil.

A Força Aérea americana propôs o sistema MQ-9 Reaper em resposta ao Departamento de Defesa que indicou a necessidade de apoio a iniciativas de operações de contingência no exterior. O modelo permite missões de longo alcance por meio da adição de tanques de combustível externos que chegam a armazenar 589,6 litros de combustível.

Além dos Estados Unidos, vários exércitos europeus contam com drones Reaper, incluindo Reino Unido, Itália, França e Espanha.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter