Logo Folha de Pernambuco

ALERGIA

Mulher com alergia à água explica como faz para tomar banho

Processo envolve preparação com antialérgicos, permanência de menos de 5 minutos no chuveiro e uso de loções para conter as irritações

com alergia à água explica como faz para tomar banhocom alergia à água explica como faz para tomar banho - Foto: Reprodução / TikTok

Embora a água seja uma substância essencial para a vida, existem casos raros de pessoas que desenvolvem uma alergia ao líquido. As estimativas apontam que a chamada urticária aquagênica atinja cerca de 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo, que sofrem com o aparecimento de coceira, manchas vermelhas e irritação na pele (urticária) ao entrarem em contato com a água.

Em casos mais graves, a exposição prolongada ou em alta quantidade podem levar até mesmo a um risco de choque anafilático, reação alérgica extrema que deixa o indivíduo sem conseguir respirar. Nas redes, os relatos de pacientes que convivem com o diagnóstico costumam chamar a atenção, compartilhando como é o dia a dia precisando evitar mesmo as próprias lágrimas e o suor.

@everydaywithkym

HVe you ever met someone who’s allergic to water?? #allergy #waterallergy #aquagenicurticaria #dayinmylife #dayinthelife #longervideos

original sound - Kym | LIFESTYLE CREATOR

Recentemente, um desses relatos viralizou no TikTok ao responder uma dúvida comum entre as pessoas que passam a conhecer a alergia: como os pacientes tomam banho? No vídeo, que já acumula mais de 650 mil visualizações, a influenciadora Kimberlee Mills falou sobre como entrar no chuveiro é “uma das experiências mais desconfortáveis” de seu dia a dia.

"Eu preciso me limitar em relação à água, não posso entrar em contato por mais de 5 minutos. Qualquer duração mais longa pode me colocar em risco de um choque anafilático. (...) Antes de eu entrar no chuveiro, existe um processo. Eu preciso tomar antialérgicos, que ajudam a retardar o processo (da reação alérgica)" conta.

Ela explica que os medicamentos não interrompem a coceira, a sensação de queimação e a urticária, mas permitem o contato por um tempo um pouco maior com a água. Ainda assim, o banho precisa ser rápido:

"Por volta dos três, quatro minutos no chuveiro, minha pele começa a formigar e é isso que me avisa que é a hora de sair."

Porém, ao deixar o chuveiro, a alergia não para. Kimberlee conta que, logo depois da exposição à água, começa a pior parte do banho. Isso porque as manchas vermelhas que incomodam surgem por todo o corpo.

"Quando saio do banho, é quando a diversão começa (brinca). Porque neste momento meu corpo está coçando, está queimando e coberto de urticária. Nesse processo, aplico loções para coceira, sprays para coceira, só para ajudar a resfriar meu corpo" diz no vídeo.

Embora realize esse processo de forma rotineira, ele não se torna mais fácil. A influenciadora conta que todo o passo a passo pode chegar a demorar duas horas e levar a sintomas mais graves da reação alérgica, como dores de cabeça:

"Todo esse processo pode durar de uma a duas horas. Isso me dá enxaquecas, às vezes fico com febre e é apenas uma das experiências mais desconfortáveis."

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter