Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Mulher com condição rara desmaia sempre que ri ou chora; entenda

Chelsea Coombes, de 27 anos, possivelmente tem narcolepsia e cataplexia, condições neurológicas que a fazem perder tônus muscular associada a emoções

A britânica conta que os primeiros sinais surgiram aos 17 anos, quando notou que seu rosto "caía" após uma risadaA britânica conta que os primeiros sinais surgiram aos 17 anos, quando notou que seu rosto "caía" após uma risada - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Chelsea Coombes, de 27 anos, viralizou na internet ao compartilhar sua rara condição que a faz desmaiar sempre que ri, chora ou quando está de ressaca. A mulher possivelmente tem narcolepsia e cataplexia, condições neurológicas que podem afetar profundamente a vida de quem as enfrenta, desencadeando episódios de sono incontrolável e perda súbita de tônus muscular associada a emoções.

A britânica conta que os primeiros sinais surgiram aos 17 anos, quando notou que seu rosto "caía" após uma risada. "Eu estava na casa da minha tia, lembro de rir e sentir um lado do meu rosto cair. Pensei: 'O que está acontecendo? Será que tive um derrame?' Quando ri de novo, aconteceu de novo'", conta.

Com o passar do tempo, os episódios se tornaram mais frequentes e intensos, e ela começou a adormecer facilmente em diferentes situações. Após buscar ajuda médica, foi informada que possivelmente tinha narcolepsia com cataplexia, mas não obteve um diagnóstico oficial.

"É como uma tontura fraca. Meus olhos piscam, minha perna treme, minha cabeça começa a girar, mas ainda estou consciente, como se meu cérebro estivesse bêbado. Às vezes, minha cabeça dá um solavanco e meus olhos desviam", explica Coombes em entrevista ao jornal britânico The Sun.

Ela acreditou que poderia estar lidando com ataques epiléticos, porém, exames neurológicos confirmaram que as crises dela poderiam ser narcolepsia com cataplexia. Entretanto, nem mesmo esses resultados foram conclusivos.

"Chegou a um ponto em que isso faz parte de quem eu sou. Até se eu ficar muito animada, pode acontecer", diz.

Segundo ela, hoje, pode ter até cem episódios de perda de tônus muscular (quando a pessoa sente dificuldades para se movimentar ou mesmo realizar determinados movimentos) em um único dia.

Quando está em um local público e sente que está prestes a ter uma crise, a garota afirma que procura um lugar mais sossegado para se sentar. A condição também a impede de dirigir e gera preocupação sobre o futuro. "Ainda não tenho filhos, mas quero muito. O que aconteceria se eu desmaiasse enquanto estivesse segurando meu bebê?", reflete.

Agora, Coombes procura receber um tratamento conclusivo sobre sua crise e compartilha pelas redes sociais sua história para conscientizar outras pessoas sobre a narcolepsia e cataplexia.

Veja vídeos do momento:

 

@chelseacoombesy All i want to do is eat my iced ring. #cataplexy #cataplexyattack #fy #fyp #icedring #funny original sound - Ginger bab
@chelseacoombesy All i want to do is eat my iced ring. #cataplexy #cataplexyattack #fy #fyp #icedring #funny original sound - Ginger bab

Veja também

Queda de ponte: Marinha suspende busca subaquática no Rio Tocantins
desabamento de ponte

Queda de ponte: Marinha suspende busca subaquática no Rio Tocantins

Bombeiros procuram criança que teria desaparecido após entrar em canal de Olinda
Região Metropolitana do Recife

Bombeiros procuram criança que teria desaparecido após entrar em canal de Olinda

Newsletter