Mulher de 46 anos perfeitamente saudável alerta sobre sinais desconhecidos após sofrer um infarto
Segundo Nikki, uma americana de 46 anos, os sintomas que precederam o ataque cardíaco foram dores no ombro e ondas de náusea
A corretora imobiliária, Nikki, de Houston, no Texas (EUA), sofreu um infarto aos 46 anos, mesmo sendo "perfeitamente saudável".
Agora, ela se dedica a publicar vídeos em suas redes sociais para alertar sobre os sinais pouco conhecidos da condição cardíaca.
Leia também
• CFM cria comissão para entender o impacto da fé na saúde; entenda
• Teste do labirinto: formigas superam humanos em experimento sobre inteligência em grupo
• Pernambuco: 11º boletim Epidemiológico das Arboviroses indica redução dos casos de dengue
Ela conta que cerca de uma semana antes do evento, foi atingida por dores no ombro e ondas de náusea, mas presumiu que estava passando pela perimenopausa.
— Cerca de uma semana atrás, comecei a acordar de manhã e meu ombro esquerdo estava dolorido — conta em sua conta no TikTok. — Parecia que eu estava dormindo errado. Pensei que possivelmente fosse um ombro congelado da perimenopausa. Então, no dia anterior ao meu ataque cardíaco, acordei de manhã e meu ombro estava dolorido novamente. Senti que ia vomitar.
No entanto, ela seguiu seu dia normalmente e levou apenas cerca de 15 minutos para superar a náusea.
Na manhã de sua emergência médica, apesar de apresentar os mesmos sintomas, ela acordou normalmente e tomou um café.
Foi só depois de se sentar novamente que ela começou a sentir um aperto no peito.
— Então, a dor do meu ombro começou a descer um pouco pelo meu braço. Naquele momento, segurei meu marido e disse a ele "não vá trabalhar ainda, eu realmente não estou me sentindo muito bem. Vou entrar no chuveiro e ver se isso me ajuda a me sentir melhor" — diz.
Quando ela saiu do chuveiro, ela realmente se sentia melhor e disse que o marido podia ir trabalhar. Em seguida, ela foi a uma consulta médica para um problema de saúde não relacionado.
— No médico eu contei o que tinha acontecido e ele disse que se acontecesse de novo eu deveria ir direto para o pronto-socorro. Ele não achou que eu deveria ir imediatamente porque eu não estava sentindo nenhum sintoma e eles provavelmente não conseguiriam ver o que estava acontecendo — conta Nikki.
No entanto, cerca de uma hora depois, ela foi repentinamente atingida por sintomas comuns de um infarto, incluindo dor repentina, peso e uma sensação de aperto no peito. Ela então correu para o pronto-socorro, onde foi atendida e diagnosticada com ataque cardíaco.
Em vídeos publicados no TikTok, ela disse que agora se sente "muito melhor física e mentalmente".
Como ela não tinha bloqueios ou acúmulo de placas em suas artérias, os médicos da emergência não sabiam dizer a causa do infarto.
Então Nikki procurou um especialista em coração feminino no Texas Heart Institute. Segundo ela, a principal hipótese é que tenha sido "uma tempestade perfeita de perimenopausa e uma doença recente".
Exames indicam que ela tem danos duradouros em seu coração, para os quais ela está passando por mais exames.