Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Mulher encontra 50 vermes vivos nos olhos após ter crise de coceira; entenda

Acredita-se que ela tenha pegado as larvas de cães ou gatos infectados; caso não é único

40 vermes estavam no olho direito e 10 no esquerdo 40 vermes estavam no olho direito e 10 no esquerdo  - Foto: Reprodução

Uma mulher na China procurou um hospital porque estava com muita coceira nos olhos. Ao coçar, ela reparou, porém, que caiu um pequeno bicho de lá de dentro. Ao ser examinada, os médicos encontraram mais de 50 vermes dentro da vista dela — 40 vermes vivos à direita e 10 na esquerda.

Eles estavam no espaço entre os olhos e as pálpebras. Os médicos então removeram os parasitas e concluíram que os animais eram um tipo de lombriga, Filarioidea. Esses vermes normalmente são transmitidos por picadas de moscas, mas a mulher acredita que os pegou de larvas de cães ou gatos infectados.

Ela teria acariciado os animais, pegado as larvas nas mãos e depois coçado o olho. Sabe-se que alguns tipos de lombrigas que vivem nos olhos causam cegueira, mas são mais comumente encontrados na África do que na China.

Este, entretanto, não é o único caso que se tem notícia. Uma mulher americana retirou 14 vermes dos olhos depois de arrancar o que ela pensava ser um cílio perdido. Chamados de Thelazia gulosa, os bichos foram extraídos do olho da mulher durante um período de 20 dias antes que os sintomas desaparecessem.

Mais recente, um brasileiro descobriu que seu corpo estava cheio de tênias depois de dar entrada no hospital com tosse. Um raio-X compartilhado por um médico nas redes sociais mostra um quadro de cisticercose, doença parasitária causada pela ingestão dos ovos de tênia.

O paciente apresentava tosse constante há dois meses quando o exame foi solicitado. Os ovos de tênia encontrados no tórax já estavam mortos e calcificados, ou seja, não apresentavam risco a ele.

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter