Logo Folha de Pernambuco

Grande Recife

Mulher morre vítima de choque elétrico ao usar máquina de lavar em Camaragibe

Vítima não resistiu e morreu ainda no local

IML do RecifeIML do Recife - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Uma mulher morreu no bairro de Jardim Primavera, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vítima de choque elétrico. Ela estava usando uma máquina de lavar quando recebeu a descarga elétrica.

O caso ocorreu no último sábado (11). A mulher foi identificada como Vanessa Damasceno, de 29 anos.

Moradores da região afirmam que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Vanessa não resistiu e morreu ainda no local.

A Polícia Civil foi acionada para o local. Segundo a corporação, em nota, foi aberto um inquérito para investigar a morte da mulher.

"As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do caso", disse a polícia.

O corpo da vítima foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) do Recife, que fica no bairro de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana.

Prevenção
"É muito mais a questão de comportamento. Dos eletrodomésticos, a lavadora de roupas é a que menos tem acidentes", explica o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Pereira. O bombeiro acrescenta que é fundamental a boa ligação entre o equipamento e a rede elétrica da residência.

Máquinas mais novas têm mecanismos que previnem os acidentes, como a interrupção de funcionamento ao abrir a tampa. "A tomada já vem com aterramento, vem com a instalação para fazer. Existe um isolamento entre os componentes elétricos e a parte metálica, muitas são de plástico, que ajudam a isolar. Os próprios botões também são isolados", completa.

O tenente-coronel também diz que a maior parte dos acidentes com máquinas de lavar acontecem em equipamentos mais antigos e diante de manuseio inadequado. "O ideal é, em hipótese nenhuma, colocar mão dentro da máquina, principalmente com água, que é um condutor excelente de eletricidade", finaliza Wagner Pereira.

Em caso de choques, é preciso desligar a rede elétrica no disjuntor. Redes mais preparadas têm desligamento automático em caso de sobrecargas. É preciso também acionar os Bombeiros pelo 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no 192.
 

Veja também

Newsletter