Logo Folha de Pernambuco

internacional

Mulher negra é nomeada para principal cargo da polícia de Nova York

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, nomeou Holmes como chefe da patrulha, colocando-a no comando de todas as 77 delegacias de polícia e da maioria da NYPD

Juanita Holmes em posse para principal cargo da polícia de Nova YorkJuanita Holmes em posse para principal cargo da polícia de Nova York - Foto: AFP/Getty Images

Uma mulher negra, Juanita Holmes, foi promovida nesta quinta-feira (29) a um cargo-chave na NYPD, o que pode ajudar a restaurar a confiança em uma instituição alvo de críticas por parte do movimento Black Lives Matter. 

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, nomeou Holmes como chefe da patrulha, colocando-a no comando de todas as 77 delegacias de polícia e da maioria da NYPD, a principal força policial municipal americana, que conta com quase 35.000 agentes. 

"É extremamente importante que os líderes da polícia se pareçam com a cidade (...), que realmente entendam os bairros e as pessoas", anunciou o prefeito democrata. 
 

Após 30 anos de carreira na polícia e uma breve experiência no setor privado, Holmes já era, desde dezembro, a responsável pela "colaboração" da instituição com a população, a mulher mais velha da polícia de Nova York. 

Holmes reconheceu que sua nomeação ocorreu em "um momento difícil" para a polícia a NYPD.  

O Departamento de Polícia de Nova York foi acusado por inúmeras brutalidades durante os grandes protestos do Black Lives Matter que sacudiram a cidade de Nova York após a morte de George Floyd, no final de maio. 

Em seguida, houve um surto de homicídios e tiroteios pela primeira vez desde os anos 1990. 

Um número excepcionalmente alto de policiais deixou a instituição ou deseja sair, em sinal de baixa moral. 

E o chefe anterior da patrulha, de origem dominicana, havia renunciado recentemente, após menos de um ano no cargo, resultado de desentendimentos com o prefeito, segundo a mídia local. 

O principal sindicato policial de Nova York - contrário à de Blasio e apoiador da reeleição de Donald Trump - aplaudiu a nomeação de Holmes. 

"A NYPD precisa desesperadamente de líderes capazes como o chefe Holmes, que possam enfrentar os políticos e ajudar a deter o declínio da cidade", tuitou seu presidente, Patrick Lynch.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter