Logo Folha de Pernambuco

Rio de Janeiro

Mulher que levou recém-nascido de maternidade perdeu bebê recentemente e disse ser mãe do menino

Com um dia de vida, Ravi foi levado da Maternidade Municipal Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio, na madrugada desta quarta-feira. Horas depois, ele foi encontrado na Tijuca. Suspeita foi presa

Cauane Malaquias da Costa foi identificada por câmeras de segurança do hospitalCauane Malaquias da Costa foi identificada por câmeras de segurança do hospital - Foto: Reprodução/TV Globo

Foram mais de seis horas de aflição até que a família tivesse o pequeno Ravi de volta. Com um dia de vida, o recém-nascido foi levado da enfermaria da Maternidade Maria Amelia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio, na madrugada desta quarta-feira (1º).

Câmeras de segurança gravaram a suspeita num dos corredores da unidade, imagem que ajudou na denúncia que levou equipes da Polícia Civil da UPP Borel até o endereço onde estavam a suspeita e o bebê.

Os agentes relataram que a mulher, identificada como Cauane Malaquias da Costa, negou o sequestro e afirmava ser mãe do menino. Segundo parentes, ela teria perdido um bebê recentemente.

As equipes da PM chegaram ao endereço no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, após receberem uma denúncia anônima, contou o Superintendente de comunicação estratégica da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. No local, os PMs a abordaram sobre a criança, enquanto ela negava o sequestro e dizia que se tratava de seu filho.

— Segundo informações, a mesma esteve grávida e perdeu um bebê recentemente. Ela teria ido à maternidade tentar o sequestro. (Isso foi) Informado por parentes dela — detalhou o major Andrade.

Imagens mostram o momento em que Cauane é levada por um dos agentes e Ravi, deitado num bebê conforto, é carregado por outro PM. A mulher foi presa e encaminhada para a 4ª DP (Praça da República), onde está sendo ouvida no fim desta manhã.

O recém-nascido foi levado de volta para a maternidade para passar por exames e reencontrar a família, sondo recebido com muita emoção por parentes e funcionários da unidade.

O delegado Mário Jorge de Andrade, titular da 4ª DP, tem informações preliminares que Cauane teria tido um filho na mesma maternidade onde Ravi nasceu, em 2018. O fato será esclarecido em depoimento.

A mulher foi presa em flagrante. Imagens do hospital serão cruzadas com o depoimento, para entender como ela conseguiu dar entrada na unidade. Em uma das imagens em que ela aparece, à 1h57, na madrugada desta quarta-feira, está segurando uma bolsa em cada mãe e tem carrega uma mochila.

— (Ela) teria dito a pacientes que estaria acompanhando uma paciente no quarto 307, só que o 307 estava vazio, não tinha ninguém naquele quarto. Imediatamente a suspeita recaiu sobre essa pessoa — diz o delegado.

Segundo um ambulante que fica na porta da unidade, a mulher foi vista na porta principal durante a tarde d terça-feira (31).

Por volta das 8h20, a família recebeu a notícia de que Ravi fora encontrado. Por volta das 9h, ele chegou à maternidade, levado por policiais militares, para passar por exames e voltar para os pais. Num vídeo feito por um dos avós, a professora Nívea Maria Rabelo Moreira, de 27 anos, mãe de Ravi, aparece o segurando, emocionada.

Na porta do hospital, logo após receber a notícia, o pai do menino, Matheus Cunha, de 26 anos, comemorava o fim dos momentos de apreensão:

— Muito feliz graças a Deus, estou completo. Meu primeiro filho. Foram horas desaparecido — diz Matheus, pai de primeira viagem, que abraçou a família.

A bordo: Megaiate de luxo com varanda privativa de 60m² e jacuzzi em suíte abre temporada de cruzeiros no Rio

Ação dentro da maternidade
Imagens das câmeras de segurança registraram uma mulher na maternidade por volta de 1h50. Ela está com uma mochila nas costas e duas bolsas, uma em cada mão. A mulher parece perdida num dos corredores da unidade, sem saber por onde ir, como mostrou o vídeo.

Segundo a polícia, a mulher teria dito a enfermeiras que acompanhava uma paciente que estava em um dos quartos. No entanto, o local estava vazio, sem internações. Com a divulgação das imagens, PMs chegaram até Cauane. Ainda não se sabe como a suspeita entrou na unidade de saúde.

Ravi nasceu de parto normal, após uma gestação de risco, que durou 37 semanas. Ele nasceu na maternidade ontem, terça-feira, dia 31, e foi levado horas depois, no início da madrugada desta quarta-feira.

'Cowboys do asfalto': Agentes da CET-Rio recebem treinamento para conter bichos desgarrados nas ruas da cidade

O que diz a maternidade
A Maternidade Municipal Maria Amélia Buarque de Hollanda, da Prefeitura do Rio, informou, por meio de nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que a unidade "acionou imediatamente a polícia e, com as imagens das câmeras de segurança, os policiais identificaram e prenderam a suspeita. O recém-nascido foi recuperado e já está com os pais. Mãe e bebê estão bem e terão alta em breve".

O comunicado ainda afirma que "os protocolos de segurança da unidade serão revisados e mudanças que sejam consideradas necessárias serão adotadas. Mais informações sobre as investigações devem ser solicitadas à Polícia Civil".

Veja também

Newsletter