Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Mulher tem lesões no rosto após trend do TikTok para cuidar da pele

Procedimento utiliza uma lâmina esfoliante para retirar lentamente as células mortas e os pelos faciais

Regina Quaye afirma que as erupções em seu rosto começaram três dias depois da esfoliação Regina Quaye afirma que as erupções em seu rosto começaram três dias depois da esfoliação  - Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma mulher de Gana, na África, diz que teve seu rosto “destruído” depois de tentar realizar uma dica de beleza que se tornou viral no TikTok. Regina Quaye queria se livrar dos pelos finos e curtos que crescem por todo o corpo, principalmente no rosto. Ela recorreu ao dermaplaning que se tornou uma febre entre as mulheres na plataforma de vídeo.

O procedimento é semelhante ao barbear, embora use uma lâmina esfoliante para retirar lentamente as células mortas da pele do rosto e os pelos faciais. Três dias depois, porém, o rosto da jovem de 24 anos começou a ter acne espalhada por toda área, além de ficar inchado e dolorido.

Ela precisou ir ao hospital. Chegando lá, a equipe médica prescreveu um creme de hidrocortisona para acalmar sua pele. Ela compartilhou sua experiência no TikTok mostrando fotos do antes e depois.

“Eu cheguei a tentar a primeira vez em 2021 e aconteceu algo semelhante, apesar de ter menos acnes, porém, na época, achei que eram os novos produtos para a pele que eu estava usando”, disse a garota.

Desafio mental pode ser maior que o físico: como enganar o cérebro para conseguir render mais no treino

Quaye diz que a pele dela nunca mais foi a mesma e que agora além de surgir acnes com frequência, a pele dela ficou mais oleosa. No entanto, especialistas insistem que o procedimento em si não causa acne. Em vez disso, pode desencadear surtos em pessoas que já lutam com manchas. Isso ocorre porque barbear sobre a 'acne ativa' pode espalhar bactérias causadoras de manchas e piorá-las.

Os médicos dizem que ter pelos finos no rosto é normal e que o dermaplaning, também chamado de microplaning ou blading, deve ser feito por um profissional habilitado no procedimento. Em alguns casos, o pelo facial pode voltar a crescer mais espesso. Outros riscos incluem infecção por lâminas de barbear não estéreis e lesões físicas na pele, além de fotossensibilidade levando a queimaduras solares por esfoliação física.

 

@amorkorquaye Send help I seriously want to treat it Kindly tag your favorite skincare brands and leave your suggestions in the comments section.I really like the Morgan antibacterial soap. #acnetreatment #acne #acneproneskin #skincare #ghana #CapCut #fyp #viral #ghanatiktok #nigeriantiktok #neutrogena #theordinaryskincare #sunscreen #skincaretips Away - Ayra Starr

Veja também

Newsletter