Logo Folha de Pernambuco

IBGE

Mulheres dedicam o dobro de horas que os homens nos afazeres domésticos em Pernambuco

De acordo com pesquisa do IBGE, o Recife é a segunda capital brasileira onde se gasta mais horas na realização de tarefas domésticas e/ou cuidado de pessoas

Tarefas domésticasTarefas domésticas - Foto: Divulgação

O pernambucanos gastaram, em média, 19,3 horas semanais em tarefas domésticas e/ou no cuidado de pessoas em 2022. Esta, inclusive, é a terceira maior carga horária do Brasil, ficando atrás apenas de Alagoas e do Ceará. Os dados são da PNAD Contínua 2022 – Outras Formas de Trabalho, divulgada nesta sexta (11) pelo IBGE. A pesquisa mostra ainda que houve um aumento em comparação a 2019, quando a população do Estado alcançou, em média, 17,7 horas semanais.

As mulheres pernambucanas dedicaram, em média, 24 horas semanais às tarefas domésticas e/ou cuidado de pessoas no ano passado, deixando o Estado em quinto lugar no País entre o sexo feminino, enquanto os homens, 12,7 horas. Devido à pandemia da COVID-19, esse tema não foi investigado em 2020 e 2021, retornando apenas em 2022.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Recife é a segunda capital brasileira onde se gasta mais horas na realização de tarefas domésticas e/ou cuidado de pessoas: 19,1 horas, atrás apenas de João Pessoa (PB), com 19,6 horas. No ano passado, 80,7% dos pernambucanos de 14 anos ou mais realizaram afazeres domésticos no próprio domicílio ou em domicílio de parentes, o equivalente a 6,2 milhões de pessoas. 

 

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter