Multidões comemoram em Washington depois que a mídia declarou Biden presidente
Comemorações se estendem por todo país
Em meio a gritos e aplausos, uma multidão se aglomerou neste sábado (7) no centro de Washington, perto da Casa Branca, para comemorar depois que a mídia declarou Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, constataram jornalistas da AFP.
O ex-vice-presidente de Barack Obama, de 77 anos, foi eleito 46º presidente dos Estados Unidos, segundo projeções das principais redes americanas, encerrando o tumultuoso mandato do republicano Donald Trump.
Sob um sol forte, uma multidão se dirigiu à Praça Black Lives Matter, parte da avenida que leva à residência presidencial, rebatizada há poucos meses para denunciar a brutalidade policial contra os afro-americanos.
A capital federal é um reduto democrata. Cartazes com os rostos de Joe Biden e Kamala Harris, o futuro vice-presidente, floresceram novamente em suas ruas, onde milhares de seus seguidores, todos usando máscaras, os exibem com orgulho.
Leia também
• Vitória de Biden manda Trump para restrito clube de presidentes derrotados
• Vitória de Biden renova expectativa de algum freio no aumento da desigualdade
• 'A democracia ainda bate fundo no coração da América', diz Biden em comunicado após vitória
“Estou emocionada, extremamente feliz e muito orgulhosa por termos tomado uma direção diferente”, disse Amy Berger, 40, que estava com seu filho em uma área mais residencial.
Em Nova York, de onde Trump é, a cena da celebração se repete.
Catherine Griffin, 47, até derramou algumas lágrimas de emoção. "Estou feliz que Donald Trump está saindo de nossas vidas, esperamos que para sempre", disse.
Os americanos esperaram quatro dias antes de saber o nome de seu futuro presidente após uma eleição muito acirrada em um país extremamente polarizado.