Mundo pode ter 1º trilionário em dez anos, diz relatório anual da Oxfam
ONG de combate à pobreza diz que concentração de poder em grandes empresas impulsiona a desigualdade em toda a economia global
Relatório anula da Oxfam Internacional, ONG de combate à pobreza, indica que serão necessários 230 anos para acabar com a pobreza, mas o primeiro trilionário do mundo deve ser conhecido em dez anos. Segundo o documento, uma imensa concentração do poder das grandes empresas e monopólios em nível global está exacerbando a desigualdade em toda a economia.
Leia também
• Energéticos: cientistas ligam bebida a problemas de saúde entre jovens e pedem restrição da venda
• Defesa de Sérgio Cabral cita decisão a favor de ex-tesoureiro do PT e pede anulação de sentenças
• Sudene e UFRPE discutem parceria nas áreas de inovação e empreendedorismo
Sete de cada dez das maiores empresas do mundo têm bilionários como CEOs ou principais acionistas. Ao pressionar os trabalhadores, evitar o pagamento de impostos, privatizar o Estado e contribuir para o colapso climático, essas empresas estão impulsionando a desigualdade e agindo a serviço da entrega de cada vez mais patrimônio a seus donos, já ricos, diz o texto.
Para acabar com a desigualdade extrema, destaca, os governos terão que redistribuir de forma radical o poder dos bilionários e das grandes empresas às pessoas comuns.