Avião com 64 pessoas e helicóptero caem em rio após colisão em Washington
Aeronave da American Airlines partiu do Kansas e estava próximo do pouso quando colidiu e caiu. Até o momento, 18 corpos foram resgatados
Um avião comercial americano com 64 pessoas a bordo e um helicóptero militar caíram no rio Potomac após uma colisão na quarta-feira (29) à noite nas imediações de Washington.
A imprensa americana informou que vários corpos foram retirados das águas geladas do rio.
"As duas aeronaves estão na água", afirmou a prefeita da capital americana, Muriel Bowser, em uma entrevista coletiva na madrugada de quinta-feira.
"O voo 5342 da American Eagle, que seguia de Wichita, Kansas (ICT), para Washington (...) sofreu um acidente, com 60 passageiros e quatro membros da tripulação a bordo", informou a American Airlines.
Leia também
• Saiba detalhes sobre as aeronaves envolvidas no acidente aéreo na região de Washington D.C.
• Trump diz que colisão de avião no ar com helicóptero "deveria ter sido evitada"
O canal CBS News citou uma fonte policial que afirmou que "pelo menos 18 corpos foram recuperados", enquanto a NBC informou que "mais de 12 corpos" foram encontrados, segundo duas fontes envolvidas na operação de busca.
O casal de patinadores artísticos russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, campeões mundiais em 1994, estavam a bordo do avião, segundo agências de notícias russas.
![](https://cdn.folhape.com.br/upload/dn_arquivo/2025/01/afp-20250130-36wk8jz-v1-preview-usaviationaccident.jpg)
Em um vídeo publicado no site da companhia aérea, o CEO da empresa, Robert Isom, expressa "profundo pesar" pelo acidente, que aconteceu quando o avião estava a ponto de pousar no aeroporto Ronald Reagan.
O helicóptero era um modelo Black Hawk e estava com três militares a bordo, segundo uma fonte do exército dos Estados Unidos que não revelou mais detalhes.
O aparelho estava em um "voo de treinamento", informou um porta-voz militar em uma mensagem publicada na rede social X pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Na rede social X, o senador de Kansas Roger Marshall chamou o acidente de "pesadelo".
Tonight, we received devastating news of what can only be described as nothing short of a nightmare. A plane, traveling to the Nation's capital from Wichita, KS carrying roughly 60 passengers collided with a Military helicopter. My prayer is that God wraps his arms around each…
— Dr. Roger Marshall (@RogerMarshallMD) January 30, 2025
"Fluxo de faíscas"
Uma testemunha, Ari Schulman, contou que estava dirigindo para casa quando viu o que descreveu como "um fluxo de faíscas" e algo parecido com fogos de artifício quando ocorreu a colisão.
"Inicialmente, eu vi o avião e parecia que estava bem, normal. Estava a ponto de pousar", declarou ao canal CNN.
"Três segundos depois estava completamente inclinado à direita... Eu conseguia ver a parte inferior, estava iluminado com um amarelo muito brilhante, e havia um fluxo de faíscas embaixo dele", acrescentou.
O aeroporto Ronald Reagan anunciou a suspensão de todos os pousos e decolagens.
"Que Deus os abençoe", afirmou o presidente Donald Trump em um comunicado. Algumas horas mais tarde, em sua plataforma Truth Social, o republicano escreveu que o acidente "deveria ter sido evitado".
"Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer, em vez de perguntar se viram o avião. Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada", escreveu Trump.
No local do acidente, policiais e bombeiros participam em uma operação de busca e resgate.
O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou em uma entrevista coletiva que "as condições são extremamente difíceis para os socorristas" devido ao "frio, vento forte e gelo" no rio.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos".
Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando o rio durante as buscas.
Perto do aeroporto, dezenas de luzes intermitentes foram ativadas nas margens do rio Potomac durante a madrugada.
Dezenas de caminhões de bombeiros também seguiram para o local, alguns com reboques que transportavam botes infláveis.