Ataque no México

Balanço de ataque contra prisão no México sobe para 19 mortos e 25 foragidos

Também ficaram feridos um carcereiro e 14 detentos, que, além disso, anunciou a captura de cinco agressores.

Foto: AFP

O ataque realizado no domingo contra uma penitenciária de Ciudad Juárez, no norte do México, deixou 19 mortos e 25 presos foragidos, segundo o balanço atualizado pelo governo nesta segunda-feira (2).

Um informe prévio dava conta da morte de dez guardas penitenciários e quatro detentos, e também relatou que 24 presos haviam escapado após o ataque atribuído a um grupo de narcotraficantes.

Mas o secretário da Defesa, Luis Cresencio Sandoval, confirmou hoje, em coletiva de imprensa, que dez guardas morreram no incidente, além de sete presos e dois agressores.

Também ficaram feridos um carcereiro e 14 detentos, acrescentou Sandoval, que, além disso, anunciou a captura de cinco agressores.

Entre os foragidos está o líder de um grupo aliado do cartel de Juárez em sua guerra contra o de Sinaloa, anteriormente liderado por Joaquín "El Chapo" Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos.

Trata-se de Ernesto Alfredo Piñón, "líder deste grupo criminoso conhecido como 'El Neto'", assinalou a secretária de Segurança, Rosa Icela Rodríguez, na mesma coletiva.

Piñón estava preso desde 2009 e foi condenando no ano seguinte a mais de 200 anos de prisão por sequestro e homicídio, segundo informações do Ministério Público do estado de Chihuahua (norte).

O ataque aconteceu ao amanhecer de domingo, quando familiares dos detentos estavam em formação para a visita de ano novo, e o esquadrão, que chegou em veículos blindados, abriu fogo contra os guardas.

Nesta segunda, as forças da ordem continuavam mobilizadas em busca dos foragidos e dos outros integrantes do comando armado.

Ciudad Juárez fica próxima da fronteira com os Estados Unidos e é estratégica para o tráfico de drogas.

Com capacidade para 3.135 detentos, mas ocupada atualmente por 3.901, a prisão atacada já foi cenário de diversas disputas entre grupos rivais e rebeliões, entre elas uma que deixou 20 mortos em março de 2009.

Veja também

Swifties aproveitam sua influência em prol de Kamala Harris
EUA

Swifties aproveitam sua influência em prol de Kamala Harris

Cianeto: o que é a substância ligada à morte de seis turistas por dívida em Bangcoc
Saúde

Cianeto: o que é a substância ligada à morte de seis turistas por dívida em Bangcoc

Ozempic: Biden pede a farmacêuticas que baixem preços de medicamentos para diabetes e obesidade
EUA

Ozempic: Biden pede a farmacêuticas que baixem preços de medicamentos para diabetes e obesidade

Newsletter