Logo Folha de Pernambuco
GUERRA

Exército do Sudão anuncia que controla um grande mercado perto da capital

A guerra eclodiu devido a uma disputa de poder entre o Exército e seus antigos aliados das FAR, em 2023

Pessoas vão às ruas de Port Sudan para comemorar a tomada da capital Cartum pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR)Pessoas vão às ruas de Port Sudan para comemorar a tomada da capital Cartum pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) - Foto: EBRAHIM HAMID/AFP

O Exército do Sudão anunciou, neste sábado (29), que recuperou o controle de um grande mercado em Omdurman, uma cidade perto de Cartum, a capital, de onde os paramilitares lançavam seus ataques.

Na quinta-feira, o Exército anunciou que havia recuperado o controle total de Cartum após quase dois anos de guerra contra o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR).

O porta-voz militar, Nabil Abdullah, disse em um comunicado que o Exército ampliou seu controle sobre o mercado líbio em Omdurman, onde confiscou armas e equipamentos abandonados pelas FAR enquanto fugiam.

Este mercado, um dos maiores da região de Cartum, foi durante meses um reduto das FAR.

Na semana passada, o Exército lançou uma grande ofensiva para retomar o controle de toda a região de Cartum, incluindo a capital, Omdurman e Bahri, três cidades separadas pelo Nilo.

A guerra eclodiu em 15 de abril de 2023, devido a uma disputa de poder entre o Exército e seus antigos aliados das FAR.

O conflito deixou dezenas de milhares de mortos e deslocou mais de 12 milhões de pessoas em um país à beira da fome.

 

Veja também

Newsletter