Logo Folha de Pernambuco

cerimônia

Milhares de pessoas celebram o solstício de inverno em Stonehenge

21 de dezembro é um dos poucos dias do ano em que os visitantes podem tocar nas pedras

Participantes acompanham o nascer do sol sobre o monumento neolítico de Stonehenge, no sul da Inglaterra Participantes acompanham o nascer do sol sobre o monumento neolítico de Stonehenge, no sul da Inglaterra  - Foto: JUSTIN TALLIS/AFP

Em um ambiente festivo e com a promessa de renovação, milhares de pessoas se reuniram neste sábado (21) no monumento de Stonehenge, sul da Inglaterra, para celebrar o dia mais curto do mundo no hemisfério norte.

Os participantes aplaudiram o nascer do sol sobre o monumento neolítico, fiéis a uma celebração de origem pagã que acontece há milhares de anos.

Com trajes de druidas, pinturas na pele e motivos florais, quase 4.500 pessoas se reuniram na localidade do sul da Inglaterra antes do amanhecer.

O 21 de dezembro é um dos poucos dias do ano em que os visitantes podem tocar nas pedras, alinhadas sobre o eixo do sol nos solstícios de verão e inverno.

"Celebramos a renovação, o renascimento, a entrada do novo ano. Também é um bom momento para pensar em tudo o que aconteceu no ano que termina", disse Chris Smith, 31 anos.

Stonehenge foi construído em etapas entre 3.000 e 2.300 anos antes da nossa era, e é um dos monumentos megalíticos pré-históricos mais importantes do mundo por seu tamanho, plano sofisticado e sua precisão arquitetônica.

As pedras posicionadas em círculos também atraem a cada 21 de junho milhares de pessoas para o solstício de verão.

 

Veja também

Catar reabre sua embaixada em Damasco
diplomacia

Catar reabre sua embaixada em Damasco

Ataque reivindicado pelos talibãs mata 16 soldados no Paquistão
CONFLITO

Ataque reivindicado pelos talibãs mata 16 soldados no Paquistão

Newsletter