Logo Folha de Pernambuco

realeza

Rainha Camilla segue doente e não irá a comemorações militares neste fim de semana

Sofrendo com uma infecção pulmonar, Camilla não participará dos eventos neste sábado (9) e domingo (10)

Cruzes dispostas em homenagem aos que serviram o país e morreram, desde a Primeira Guerra MundialCruzes dispostas em homenagem aos que serviram o país e morreram, desde a Primeira Guerra Mundial - Foto: Henry Nicholl/AFP

A rainha Camilla, que está sofrendo de uma infecção pulmonar, não participará das comemorações militares planejadas em Londres neste fim de semana, anunciou o Palácio de Buckingham neste sábado (9).

“A conselho dos médicos e para garantir uma recuperação completa” da rainha, bem como "para proteger os outros", Camilla, 77 anos, não participará dos eventos comemorativos neste sábado e no domingo, disse um porta-voz do palácio em um comunicado.

Essas comemorações incluem um evento no Royal Albert Hall na noite deste sábado e uma cerimônia de homenagem no domingo no memorial de guerra oficial da Grã-Bretanha, o Cenotaph.

A princesa Katherine, esposa do príncipe William, estará presente em ambas as comemorações.

Em setembro, a princesa anunciou o fim de sua quimioterapia em um vídeo gravado com seu marido William e seus três filhos, abrindo caminho para uma retomada gradual de seus compromissos públicos.

Por sua vez, a rainha “espera retomar suas funções públicas no início da próxima semana”, acrescentou o palácio.

Buckingham havia anunciado na terça-feira que Camilla está sofrendo de “uma infecção pulmonar”, sem dar mais informações sobre a gravidade de sua doença.

De acordo com a imprensa britânica, a rainha está sob supervisão médica.

Charles III e Camilla, que se casaram em 2005, retornaram no final de outubro de um giro pelo Pacífico que os levou à Austrália e Samoa.

O casal real fez uma parada na Índia em uma visita particular.

O rei, de 75 anos, anunciou no início deste ano que está com câncer, cuja natureza é desconhecida e para o qual ele ainda está em tratamento.

As cerimônias deste fim de semana, com Charles III e Catherine, serão a primeira aparição da princesa em um evento real oficial desde que ela anunciou o fim de seu tratamento de quimioterapia em setembro.

Anteriormente, em 11 de outubro, Catherine, juntamente com seu marido, o príncipe William, em seu primeiro compromisso público após a quimioterapia, visitou Southport (noroeste), onde três meninas foram mortas no final de julho em um ataque com faca que provocou vários dias de tumultos na Inglaterra.

Veja também

Afeganistão participará da COP29
cop29

Afeganistão participará da COP29

Norte da Faixa de Gaza está à beira da crise de fome, alerta ONU
gaza

Norte da Faixa de Gaza está à beira da crise de fome, alerta ONU

Newsletter