Ásia

Segundo prédio mais alto do planeta, Merdeka 118 vai ser concluído; saiba mais

Edifício está sendo construído em Kuala Lumpur, na Malásia, e custa mais 1 bilhão de dólares

O Merdeka terá 118 andares e será o segundo maior edifício do mundo quando ficar prontoO Merdeka terá 118 andares e será o segundo maior edifício do mundo quando ficar pronto - Foto: Reprodução internet

Leia também

• Mais de 80 milhões nos EUA sob alerta por onda de calor sufocante

• Ucrânia diz estar na defensiva no leste; Putin cita fracasso da contraofensiva

Prestes a ter suas obras concluídas em Kuala Lumpur, o Merdeka 118 nasce como o segundo prédio mais alto do planeta. O espigão tem 678,9 metros e 118 andares.

Seguindo a tendência observada com força na Ásia da década passada, a Malásia se firma como o sexto país com mais arranha-céus, em uma lista liderada pela China e dominada pelo continente. 

O novo gigante de concreto e aço de Kuala Lumpur foi idealizado em 2010 e começou a ser construído em 2016, com custo superior a US$ 1 bilhão. 

Seu design, feito pela empresa de arquitetura australiana Fender Katsalidis, é baseado na silhueta de Tunku Abdul Rahman, primeiro chefe de governo da História da Malásia independente.

Na cerimônia em que proclamou a independência do país do domínio britânico, em 1957, levantava a mão enquanto bradava "Merdeka!", palavra em malaio para "liberdade". O prédio fica no terreno do estádio de mesmo nome, onde a declaração aconteceu, revelando um toque de nacionalismo por trás do projeto.

Ásia é continente mais alto
Na lista dos dez maiores arranha-céus do mundo, a Ásia conta com nove, de acordo com os dados do Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).

Casa do novo Merdeka 118, a Malásia tem 321 arranha-céus e se firmará como sexto país mais "alto" do mundo, segundo o CTBUH. Fica atrás só de China, EUA, Emirados Árabes, Coreia do Sul e Japão. O top 10 é completado por Austrália, Canadá, Indonésia e Filipinas. A Ásia tem mais edifícios acima de 150m do que o resto do mundo somado.

O único "intruso" é o One World Trade Center, em Nova York. Ainda como soberano está o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com 828 metros de altura e 163 andares.

A construção do Merdeka 118 é conduzida pela Permodalan Nasional Berhad (PNB), empresa malaia de gestão de fundos. Outros grandes arranha-céus do país são o The Exchange 106, com 453 metros, e as Torres Petronas - que chegaram a ocupar o posto de maiores prédios do mundo - da estatal de petróleo e gás, inauguradas em 1998, com 451,9m de altura cada.

Veja também

Dois mortos em bombardeio israelense contra Beirute, indica fonte de segurança
ATAQUE

Dois mortos em bombardeio israelense contra Beirute, indica fonte de segurança

Furacão John deixa pelo menos 16 mortos no México
MÉXICO

Furacão John deixa pelo menos 16 mortos no México

Newsletter