Menina de 8 anos é primeira criança imunizada com vacina anticovid em Paulista
Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico
O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, inicou a vacinação para o público infantil na manhã desta segunda-feira (17). A primeira criança a receber o imunizante na cidade foi Maria Luiza, de 8 anos. Ela era a única da família que ainda não tinha sido vacinada contra a Covid-19, um alívio para os pais Thammy Ferreira e Francisco Mendonça, que aguardavam ansiosos por este momento.
Maria Luiza está dentro da faixa etária liberada pelo Ministério da Saúde, que contempla o público dos 5 aos 11 anos com doses da Pfizer para as crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.
De acordo com a Prefeitura de Paulista, a imunização no município ocorre de segunda a sábado, das 9h às 16h, sem agendamento, em um dos três polos exclusivos para a vacinação infantil: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga; Colégio Firmino da Veiga, no Centro; e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe (confira endereços abaixo).
Leia também
• Recife abre 14 leitos pediátricos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Hospital Maria Lucinda
• Furto de cabos e disjuntores elétricos suspende vacinação de crianças na Zona Norte do Recife
• CAT Ambiental: equipamento ganha nova roupagem na Zona Sul do Recife
Os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Registro de Nascimento do adulto e da criança, além de comprovante de residência e laudo médico que comprove a condição prioritária.
A contraindicação vacinal existe apenas para crianças que possuem reação alérgica grave (anafilaxia) para qualquer um dos componentes do imunizante. Não há exigência de prescrição médica.
Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.
Por precaução, a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.
Confira os polos de vacinação infatil:
De segunda-feira a sábado - 9h às 16h
- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.
- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.
- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.