Paulista lança o projeto com vídeos educativos através do Whatsapp
O Projeto Vamos Aprender é destinado aos 19,3 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
Os estudantes da rede municipal do Paulista serão beneficiados com o Projeto Vamos Aprender, lançado nesta sexta-feira (2) pela Secretaria de Educação do município. A iniciativa vai oferecer conteúdos com vídeos educativos através do whatsapp, se tornando mais uma alternativa de aprendizagem on-line durante o período de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os conteúdos abordados estão alinhados com a Base Comum Curricular (BNCC) e com o currículo escolar do município. Os vídeos são voltados à língua portuguesa, matemática, ciências naturais, textos e orientações. O projeto vai alcançar os 19,3 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. A partir desta segunda-feira (5), a Secretaria de Educação vai encaminhar uma sequência de videoaulas que serão analisadas e aprovadas pelos gestores, supervisores e professores. Em seguida, o material será compartilhado diariamente aos responsáveis dos estudantes.
O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior falou sobre o pioneirismo do município com o projeto. “A plataforma vem para ajudar a compartilhar nosso conteúdo pedagógico. Nós somos o primeiro munícipio a ser contemplado com essa ferramenta do Vamos Aprender. O que estamos buscando é fazer a conexão entre a Secretaria, professores e alunos. Com isso, fortalecer nosso ensino remoto”, explica.
Na ocasião, a Secretaria de Educação iniciou a distribuição dos chips de celular com tecnologia 4G aos professores, gestores e coordenadores que vai ajudá-los no planejamento e execução das atividades remotas. O dispositivo também será entregue aos estudantes dos Anos Finais ( 6° ano ao 9° ano).
“Nós estamos dando mais um passo importante na nossa Educação e para as futuras gerações através da universalização da internet. Desta forma, vamos fazer com que os alunos tenham acesso às aulas remotas cada vez mais. É usar a tecnologia para melhorar a vida dos nossos alunos principalmente nesse período de pandemia”, disse o prefeito Junior Matuto.
O Projeto Vamos Aprender foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e conta com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.