Logo Folha de Pernambuco

DENGUE

Municípios de Pernambuco ampliam faixa etária de acesso a imunizante contra dengue

A partir de agora, crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos podem começar a ser imunizadas

A vacina contra a dengue QdengaA vacina contra a dengue Qdenga - Foto: Divulgação/Takeda

Os 20 municípios pernambucanos autorizados pelo Ministério da Saúde (MS) a realizar a vacinação contra a dengue irão ampliar a faixa etária de acesso ao imunizante. Na última sexta-feira (26), após autorização do órgão federal, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) informou aos municípios que as crianças e os adolescentes com idades entre 10 a 14 anos podem começar a ser imunizadas.

A medida foi recomendada diante da baixa procura por vacinação nessas cidades, iniciada há cerca de duas semanas. Até agora, apenas 3.640 doses foram aplicadas e registradas pelas gestões locais no sistema de informação. O Programa Estadual já encaminhou para essas 20 localidades mais de 72 mil doses.  Anteriormente, em Pernambuco, a orientação era vacinar crianças entre 10 e 11 anos.

“É importante destacar que nesse cenário de aumento de casos de dengue, e por ocasião da disponibilidade de doses, especialmente para faixa etária de 10 a 14 anos, é importante que a população busque a vacinação de suas crianças e adolescentes. A vacina contra dengue protege contra os quatro sorotipos, sendo o três e quatro de ressurgimento nos últimos anos, os quais à faixa etária recomendada para vacinação está suscetível”, destaca a superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Tavares Torres.

As cidades que fazem parte da estratégia de imunização em Pernambuco são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter