Logo Folha de Pernambuco

Arte

Museu francês firma acordo com Riad para museu de arte contemporânea árabe

Local deve ser inaugurado entre 2027 e 2028 em Al-Ula, na província de Medina

Museu parisiense também anunciou que está analisando "uma associação na Coreia do Sul, em Seul, a partir de 2025Museu parisiense também anunciou que está analisando "uma associação na Coreia do Sul, em Seul, a partir de 2025 - Foto: Arnd Wiegmanna/AFP

O Centro Pompidou francês firmou um acordo de colaboração com a Arábia Saudita para a criação de um museu de arte contemporânea árabe em Al-Ula (noroeste), informaram fontes do museu parisiense nesta quarta-feira (15).

Em um sinal positivo nas relações entre Paris e Riad, o acordo foi assinado no último fim de semana por Laurent Le Bon, presidente do Centro Pompidou, e Nora Aldabal, diretora de programação artística e cultural da Comissão Real Saudita.

O Museu deve ser inaugurado entre 2027 e 2028 em Al-Ula, na província de Medina, que abriga as ruínas de Hegra, Patrimônio da Humanidade.

O centro cultural francês "vai contribuir com o seu conhecimento científico e técnico na formação de pessoal, sobretudo nas áreas da conservação, gestão de coleções e mediação", além de prestar assessoria na programação e organização de eventos culturais, diz o comunicado.

De acordo com o Ministério da Cultura francês, os detalhes financeiros do acordo serão divulgados ao longo dos próximos três meses.

O museu parisiense também anunciou que está analisando "uma associação na Coreia do Sul, em Seul, a partir de 2025", acrescentou o texto.

Com o anúncio, o jornal francês Le Monde relembrou que em 2019, após o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, o então diretor do Museu Picasso, Laurent Le Bon, visitou Al-Ula.

Khashoggi foi assassinado em outubro de 2018 no consulado saudita em Istambul, supostamente por sua postura crítica ao regime.

Sua morte causou rejeição mundial, mas desde então o governo liderado pelo príncipe Mohamed bin Salmán adotou uma campanha de abertura cultural.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter