Musk diz que pessoa com chip Neuralink poderá vencer um jogador profissional 'em alguns anos '
Tempo de reação seria mais rápido, segundo dono da startup de chips cerebrais
Dono da Neuralink, startup de implante de chips cerebrais, Elon Musk vislumbra um futuro onde qualquer ser humano comum poderá derrotar um jogador profissional de videogame daqui a "um ou dois anos", segundo a revista Fortune. O bilionário comentou sobre os recentes esforços da sua empresa num episódio de podcast na última semana.
— Nos sentimos bastante confiantes de que, no próximo ano ou dois, alguém com um implante da Neuralink seria capaz de superar um jogador profissional porque o tempo de reação seria mais rápido — disse ele.
Olhando ainda mais para o futuro, Musk disse que o objetivo de longo prazo da Neuralink é melhorar a simbiose entre inteligência artificial e humanos, aumentando a capacidade de uma pessoa de se comunicar. Sem tal aprimoramento, a IA ficaria "entediada" esperando que as pessoas se comuniquem a alguns bits por segundo, enquanto a tecnologia pode fazer isso a terabits por segundo, segundo a Fortune.
Leia também
• Sem citar Musk, Lula volta a provocá-lo: Em vez de ajudar, está fazendo foguete
• Musk x Maduro: por que o bilionário apoiador de Trump virou "arqui-inimigo" do líder venezuelano
• Promessa de Elon Musk de que implantes cerebrais podem restaurar visão é "falha", diz estudo
— É como falar com uma árvore — disse Musk.
Em março, a Neuralink realizou o primeiro implante de chip cerebral em um paciente humano: o americano Noland Arbaugh, tetraplégico desde 2016. Ele ganhou a capacidade de jogar videogames usando sua mente.
Apesar dos ganhos obtidos, o executivo enfatizou que a Neuralink está focada em tratar primeiro os neurônios danificados na medula espinhal, pescoço ou cérebro, como os primeiros pacientes da empresa.
—Estamos apenas começando com o básico aqui, o simples. Relativamente falando, é resolver danos nos neurônios.
Mas uma vez que os riscos de ter implantes cerebrais da Neuralink forem provados ser baixos, após milhares de pessoas os terem usado por anos, então a empresa possa visar expandir os negócios para pessoas sem problemas neurológicos.
— Já que estaremos lá, por que não? Vamos dar superpoderes às pessoas — disse Musk.
A Neuralink alega que poderia melhorar a visão humana ao desenvolver seu produto Blindsight para restaurar a visão. A princípio, as imagens seriam de de baixa resolução, mas com o tempo a qualidade poderia ser maior do que os humanos têm hoje, com o produto até mesmo permitindo visão em diferentes partes do espectro, como ultravioleta ou infravermelho, explicou Musk.
No podcast, o bilionário disse ainda que um segundo implante de chip ocorreu nos últimos meses e que, "até agora, estava tudo bem". Procurados pela Fortune, representantes da Neuralink não responderam ao pedido de comentário.
Com o tamanho de uma moeda de 25 centavos, o chip N1 da Neuralink registra e transmite a atividade neural com a ajuda de mais de mil eletrodos distribuídos por dezenas de diferentes filamentos, cada um mais fino do que um fio de cabelo humano.