Logo Folha de Pernambuco

RECURSOS

Musk espera cortar gasto público dos EUA em 1 trilhão de dólares

O homem mais rico do mundo, fundador da Tesla e SpaceX agora está à frente de uma comissão de "eficiência governamental"

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon MuskO CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk - Foto: Angela Weiss / AFP

Elon Musk, o bilionário assessor do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que reduzir os gastos públicos federais em um trilhão de dólares (6,07 trilhões de reais) seria um "super resultado".

O homem mais rico do mundo, fundador da Tesla e SpaceX e agora à frente de uma comissão de "eficiência governamental", indicou que buscará o número inicial, que seria "o melhor resultado possível".

"Mas penso que se tentarmos cortar dois trilhões, teremos boas chances de chegar a um", disse.

As declarações de Musk ocorreram durante uma conversa divulgada por sua rede social X na noite de quarta-feira com o presidente da empresa de marketing Stagwell, Mark Penn.

O bilionário afirmou que encontrou vários gastos que podem ser cortados. Embora não tenha fornecido detalhes, declarou: "É como estar em uma sala cheia de alvos. Você pode fechar os olhos e ter certeza de que não vai errar."

Musk já falou no passado de "reduções em massa de funcionários na burocracia federal", a quem prometeu condições de saída "decentes".

Cerca de dois terços do gasto público federal são destinados a programas que Trump não poderá eliminar, e a alguns que já sinalizou que não deseja cortar relacionados a segurança social e saúde.

Veja também

Incêndios ''mais devastadores'' já registrados seguem sem controle na Califórnia
CHAMAS

Incêndios ''mais devastadores'' já registrados seguem sem controle na Califórnia

Astrônomos alertam sobre poluição luminosa de projeto energético perto de telescópios no Chile
CIÊNCIA

Astrônomos alertam sobre poluição luminosa de projeto energético perto de telescópios no Chile

Newsletter