Logo Folha de Pernambuco

EUA

Musk terá escritório no complexo da Casa Branca para comandar Departamento de Eficiência

Bilionário pode se tornar 'funcionário especial do governo'

Elon MuskElon Musk - Foto: Tasos Katopodis/Getty Images North America/AFP

Elon Musk deverá ocupar um escritório no complexo da Casa Branca ao lançar o chamado Departamento de Eficiência Governamental, um projeto de sua autoria cujo status ainda é indefinido, mas tem como objetivo reduzir os gastos do governo na nova administração de Donald Trump, de acordo com duas pessoas informadas sobre os planos.

O espaço será no Edifício do Gabinete Executivo Eisenhower, que fica ao lado da Casa Branca. O local permitirá a Musk, que possui empresas com contratos de bilhões de dólares com o governo federal, continuar tendo acesso significativo a Trump quando ele assumir o cargo nesta segunda-feira.

Não se sabe, porém, qual será o tamanho da equipe de Musk, nem qual será o seu próprio status. Alguns funcionários da transição sugeriram que ele poderia se tornar um “funcionário especial do governo”, um cargo que pode ser remunerado ou não e que tem regras mais flexíveis para a divulgação de informações financeiras pessoais do que o exigido dos funcionários comuns.

Musk doou centenas de milhões para ajudar Trump a vencer a eleição de 2024 e, desde então, tem estado sempre ao seu lado, muitas vezes usando um dos chalés disponíveis para aluguel na propriedade do magnata em Mar-a-Lago. Durante a transição, ele participou de reuniões oficiais e de pelo menos um telefonema para o exterior, além de ter influenciado as escolhas da equipe e do Gabinete.

Não ficou claro se Vivek Ramaswamy, parceiro de Musk na liderança do projeto, também teria um escritório no edifício Eisenhower.

O projeto de Musk-Ramaswamy é chamado de Department of Government Efficiency (Departamento de Eficiência Governamental), ou Doge. O status de Musk e o projeto levantaram inúmeras questões sobre as regras para pessoas de fora que ajudam a exercer o poder governamental. Os membros do departamento atualmente trabalham nos escritórios de Washington da empresa de Musk, a SpaceX.

Musk conversou com funcionários da transição sobre qual será seu nível de acesso à Ala Oeste (onde fica o escritório da Presidência), mas isso não ficou claro, de acordo com duas pessoas informadas sobre o assunto. Os membros da equipe e outras pessoas que podem entrar e sair livremente da Ala Oeste normalmente precisam de um passe especial.

Os funcionários da transição de Trump e associados ao Doge não responderam aos pedidos de comentários. Até agora, o trabalho em torno do departamento comandado por Musk tem sido envolto em sigilo, com a transição revelando pouco ou nada sobre como ele funcionará ou como será orçado.

Veja também

Newsletter