Logo Folha de Pernambuco

Musspe

Museu de Solos de Pernambuco completa 17 anos de fundação; saiba mais

No local, o acervo do Museu exibe um conjunto de peças distribuídas entre monólitos dos principais solos do estado

Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro - MUSSPEMuseu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro - MUSSPE - Foto: Divulgação

Você, morador da capital pernambucana, já se atentou para o solo do Sertão do Estado? E o sertanejo, que nunca saiu das suas cercanias, já se deteve pensando em como é o solo das bandas literâneas? Para mostrar os vários tipos de solo que compõem Pernambuco, Recife conta com um espaço dedicado ao assunto. E com entrada gratuita.

Inserido no Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, o Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro (Musspe) já completou, este mês, 17 anos. A instituição foi criada em 04 de setembro de 2006. A data de inauguração é semelhante ao aniversário do homenageado, professor Mateus Ribeiro (in memoriam).

O museu
No local, há um conjunto de monólitos dos principais solos de Pernambuco. No total, cerca de 300 itens de rochas, minerais e fósseis são apresentados no local. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Museu de Solos (@museudesolospe)



O museu reúne informações sobre as características morfológicas e o material de origem, químicas, mineralógicas e físicas dos solos pernambucanos e de minerais, fósseis e rochas. 

Ainda no local, existe um perfil como um banco de dados organizado por perfil, que ajuda ações e pesquisa para a gestão agrícola e ambiental do Estado.

“O Musspe tem alcançado êxito em um dos seus principais objetivos, que é o de aproximar os temas relacionados ao solo ao cotidiano dos públicos visitantes, por meio da difusão/popularização do conhecimento”, afirmou Gilvanildo Ferreira, museólogo do Museu de Solos de Pernambuco. 

A instituição recebe atualmente incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) num projeto de revitalização, ampliação e acessibilidade do espaço.

Coordenadora do Musspe, Drª Paula Araújo e Museólogo Gilvanildo Ferreira  O museu também é motivado pelo programa de Apoio a Museus e Centro de Ciência e Tecnologia a Espaços Científico-Culturais.

No projeto, existem uma elaboração de plano museológico (em andamento), inventário museológico do acervo e a nova expografia.

Visitas ao local
As visitas ao Musspe são gratuitas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com agendamento. Para mais informações, interessados devem entrar em contato através do email: [email protected].

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter