Logo Folha de Pernambuco

Dengue, chikungunya e zika

Saiba quais bairros do Recife recebem mutirão contra arboviroses neste sábado (18)

Arboviroses são doenças causadas por meio de mosquito transmissor

Agentes de combate contra arbovirosesAgentes de combate contra arboviroses - Foto: Marcos Pastich/PCR

Os bairros da Imbiribeira, Cohab e Alto do Mandu, no Recife, receberão, neste sábado (17), a visita de agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) para mutirão de combate a arboviroses.

Arboviroses são doenças transmissíveis por meio de mosquitos vetores, como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

O mutirão será realizado das 8h às 13h. No bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, além do mutirão contra arboviroses, haverá um mutirão de serviços por meio da campanha Bora Se Cuidar.


No Alto do Mandu, na Zona Norte, e na Cohab, Zona Sul, a ação será realizada no sábado (18) e no domingo (19). Os profissionais deverão visitar 500 imóveis por dia em cada um dos bairros.

Os asaces ainda visitarão, no sábado, 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Já no domingo, as equipes também irão a três cemitérios da cidade: Parque das Flores, da Várzea e do Barro. 

É importante lembrar que os moradores devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Bora Se Cuidar
No Conjunto Habitacional Via Mangue 3, na Imbiribeira, será realizado, além do mutirão contra arboviroses, um mutirão de serviços. Haverá ação de conscientização para a população sobre como evitar a proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika. 

Os moradores também poderão levar gatos e cachorros para receber a vacina contra a raiva animal. 

O serviço "Bora Se Cuidar" pode ser acionado por moradores por meio do site ou app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização.

Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.
 

Veja também

Newsletter