Logo Folha de Pernambuco

Segurança

Mutirão da SDS orienta para a importância do Alerta Celular e Alerta Bike

Equipes da Secretaria estiveram em pontos importantes da RMR para explicar o funcionamento

Mutirão Alerta Celular e Alerta Bike no Parque da JaqueiraMutirão Alerta Celular e Alerta Bike no Parque da Jaqueira - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Com mais de 630 mil aparelhos cadastrados no sistema Alerta Celular, a Secretaria de Defesa Social realizou, neste final de semana (14 e 15/05) o terceiro mutirão, em vários locais da Região Metropolitana do Recife, para orientar a população a cadastrar seu equipamento. No domingo (15), os representantes da SDS estiveram no Parque da Jaqueira, na orla de Boa Viagem,  Recife Antigo, entre outros.  As equipes também orientaram para o cadastramento no Alerta Bike – criado em junho de 2021 e que já conta com 6 mil bicicletas registradas.

Para o guarda municipal Luís Carlos Alves dos Santos, a presença da equipe da Secretaria no Parque da Jaqueira lhe deu a oportunidade de incluir um novo aparelho no sistema. “Eu já conhecia o programa e tinha cadastrado um aparelho. Mas hoje acabei me lembrando que ele existia e fiz o registro de outro celular. Essa iniciativa é muito louvável porque corremos o risco de sermos roubados e, de repente, receber uma ligação da SDS para resgatá-lo”, contou. Já o motorista de aplicativos, Wellington Gomes, diz que não é muito familiarizado com as novas tecnologias e se mostrou animado ao conhecer a plataforma.

“Quanto mais gente cadastrar seu celular, mais os ladrões ou aqueles que compram aparelhos roubados saberão que podem ser presos a qualquer hora porque têm um aparelho cadastrado em suas mãos”, analisou Gomes que disse que iria cadastrar os celulares de toda a família. Com os mutirões, além de orientar a população sobre a importância dos dois programas e de como a plataforma funciona em caso de roubo ou furto, os cidadãos poderão realizar o cadastro do celular e/ou bicicleta nos computadores disponibilizados. 

Somente no 1º trimestre de 2022, o número de apreensões desses aparelhos em Pernambuco chegou a 2.431. Desde que o programa Alerta Celular foi criado pela SDS, em março de 2017, as forças de segurança pública do Estado conseguiram recuperar 44.112 celulares roubados, furtados ou extraviados. 

COMO CADASTRAR SEUS EQUIPAMENTOS - Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos). 

O Alerta Bike funciona no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para os dois programas, sendo necessário os dados da bicicleta como: marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração fica embaixo do quadro da bicicleta.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter