ESTE FIM DE SEMANA

Mutirão de arboviroses passa pelos bairros de Dois Unidos e Ibura neste fim de semana

Ao todo, no sábado (23) e domingo (24), deverão ser inspecionados mais de 2,3 mil imóveis

Mutirão de arboviroses da Prefeitura do RecifeMutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife - Foto: IKAMAHÃ\SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

O mutirão de arboviroses promovido pela Prefeitura do Recife passa por dois bairros este fm de semana, Dois Unidos, na Zona Norte da cidade, e Ibura, na Zona Sul.

Neste sábado (23) e domingo (24), das 8h às 13h, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde municipal deverão inspecionar aproximadamente 2.350 locais, incluindo residências e pontos estratégicos, com a intenção de identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti.

Orientações sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya também serão passadas à população.

Logo neste sábado, serão até 1.650 visitas nos dois bairros. Já no domingo, até 700 imóveis serão vistoriados.

Nas verificações, será checado se há criadouros do mosquito e, posteriormente, feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

As áreas que foram escolhidas têm maior incidência de manifestação do mosquito e risco de adoecimento da população, conforme indicam os registros entomológicos e epidemiológicos.

Para educar a população em como prevenir as arboviroses mais comuns (dengue, chikungunya, zika e outras), os asaces também incluirão o tópico nas abordagens. Afinal, além de cuidar dos focos do mosquito, também é importante prevenir a concentração dele no futuro. Os levantamentos mostram que 80% dos focos dos mosquitos ficam dentro das residências.

Outros 16 Pontos Estratégicos serão visitados pelos asaces. Como borracharias, ferros-velhos e imóveis potencialmente criadouros de mosquito na comunidade; além de três cemitérios: o Parque das Flores (Tejipió), do Barro (no bairro do mesmo nome), e o da Várzea (no bairro com o mesmo nome).

Os agentes atuarão eliminando depósitos acumuladores de água, aspirando mosquitos adultos e realizando tratamento químico com inseticida.

É possível fazer denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti pela plataforma “Bora Se Cuidar contra o Mosquito” da Prefeitura do Recife, disponível no site ou no aplicativo Conecta Recife.

Com a ferramenta, os moradores da cidade podem acionar a Vigilância Ambiental rápida e eficientemente utilizando geolocalização. Ainda é possível usar a Ouvidoria do SUS pelo telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife em qualquer horário.

Veja também

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Newsletter