Mutirão, nesta sexta (9), devolve aos donos mais de 400 aparelhos celulares ou furtados na RMR
Este será o primeiro mutirão da entrega desses equipamentos desde o início da pandemia
Pessoas que tiveram o aparelho celular roubado ou furtado neste ano podem reaver o objeto no 3º Mutirão Alerta Celular, nesta sexta-feira (9), na Sede Operacional da Polícia Civil, na rua da Aurora, n°487, área central do Recife. A ação é promovida pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em uma iniciativa integrada envolvendo as polícias Civil e Militar, e será realizada pela primeira vez desde o início da pandemia.
As entregas serão feitas de forma descentralizada para evitar aglomerações, seguindo todos os protocolos sanitários. Desta vez, serão devolvidos 462 celulares. Às 10h30, no auditório do órgão, no 4º andar, também serão apresentadas estatísticas do programa Alerta Celular, que já possibilitou a restituição de mais de 26 mil equipamentos, o lançamento do serviço via Whatsapp (81-9.8494.3219), e a premiação de unidades policiais com melhor desempenho na identificação e captura de celulares retirados de seus verdadeiros donos.
Leia também
• Revista encontra celulares escondidos dentro de cabos de vassouras no Presídio de Itaquitinga
• Eleitor poderá justificar ausência nas eleições deste ano pelo celular
• Após recuperar celular, estudante encontra selfies de macaco
No Recife, serão devolvidos 200 aparelhos e o restante dos equipamentos estará disponível nas delegacias da RMR em que foram recuperados. Os 462 donos dos celulares receberam uma intimação com as informações de como será a retirada dos aparelhos. Essas pessoas haviam registrado o número do IMEI dos seus celulares no programa da SDS e no boletim de ocorrência (BO) sobre o roubo ou furto sofrido. O mutirão é um esforço concentrado para agilizar a devolução dos aparelhos recuperados.
Com a implantação do programa e de ações integradas de prevenção e repressão aos crimes contra o patrimônio, Pernambuco tem conseguido reduzir significativamente os roubos e furtos desses aparelhos. Em 2020, houve 24.763 roubos e furtos de aparelhos, 32,44% a menos em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 36.656 crimes visando a subtração desses equipamentos.