Logo Folha de Pernambuco

Olinda Mais Saúde

Mutirão facilita acesso de moradores de Olinda a serviços de saúde

Nesta quinta-feira (5), ação percorreu segunda etapa do bairro de Rio Doce

Mutirão Olinda Mais SaúdeMutirão Olinda Mais Saúde - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A população da segunda etapa de Rio Doce, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), o Mutirão Olinda Mais Saúde. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, por meio da Diretoria de Políticas Estratégicas, para ofertar serviços de saúde para pessoas que não têm acesso a unidades de saúde.

O próximo destino do mutirão será uma ação em alusão à saúde do homem, estimulando a campanha do Novembro Azul, no próximo dia 13, no quiosque da secretaria, na orla de Bairro Novo. 
 


O mutirão já atendeu pelo menos 10 comunidades de diversos bairros de Olinda. A diretora de políticas estratégicas da secretaria de Saúde, Patrícia Ferreira, destaca a próxima ação, reforçando a importância do cuidado com a saúde do homem. “Já atendemos diversas localidades diferentes, e o próximo atendimento vamos fazer no dia 13, um dia de prevenção em alusão ao novembro azul, priorizando a saúde do homem”, destacou. O quiosque da secretaria de Saúde, na orla de Olinda fica localizado na Avenida Marcos Freire, 1734, no Bairro Novo. 

Entre os serviços ofertados nestas quinta-feira na segunda etapa de Rio Doce estão exames mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, citologia, consulta clínica, testes rápido de HIV, sífilis, vacina humana, orientação e avaliação nutricional e conversa com psicólogo, consultório para o idoso, aferição de pressão arterial e glicose.

Segundo a diretora de políticas estratégicas da Secretaria de Saúde, o objetivo do mutirão é levar os serviços de saúde para pessoas desassistidas. “Ela tem o objetivo de ir nas comunidades que não tem acesso mais fácil ao serviço de saúde. Todos serviços da atenção básica a gente traz, temos teste da Covid-19, atendimento clínico, fazendo prevenção, mamografia, testes de HIV e sífilis, vacinação da poliomielite”, disse Patrícia. 

O mutirão já passou por bairros como Rio Doce (primeira e segunda etapas), Cidade Tabajara, Peixinhos, Vila Popular, Águas Compridas, Alto da Bondade, Sítio Novo, Jardim Fragoso, Vila Manchete e Ouro Preto.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter