Logo Folha de Pernambuco

Olinda Mais Saúde

Mutirão facilita acesso de moradores de Olinda a serviços de saúde

Nesta quinta-feira (5), ação percorreu segunda etapa do bairro de Rio Doce

Mutirão Olinda Mais SaúdeMutirão Olinda Mais Saúde - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A população da segunda etapa de Rio Doce, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), o Mutirão Olinda Mais Saúde. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, por meio da Diretoria de Políticas Estratégicas, para ofertar serviços de saúde para pessoas que não têm acesso a unidades de saúde.

O próximo destino do mutirão será uma ação em alusão à saúde do homem, estimulando a campanha do Novembro Azul, no próximo dia 13, no quiosque da secretaria, na orla de Bairro Novo. 
 


O mutirão já atendeu pelo menos 10 comunidades de diversos bairros de Olinda. A diretora de políticas estratégicas da secretaria de Saúde, Patrícia Ferreira, destaca a próxima ação, reforçando a importância do cuidado com a saúde do homem. “Já atendemos diversas localidades diferentes, e o próximo atendimento vamos fazer no dia 13, um dia de prevenção em alusão ao novembro azul, priorizando a saúde do homem”, destacou. O quiosque da secretaria de Saúde, na orla de Olinda fica localizado na Avenida Marcos Freire, 1734, no Bairro Novo. 

Entre os serviços ofertados nestas quinta-feira na segunda etapa de Rio Doce estão exames mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, citologia, consulta clínica, testes rápido de HIV, sífilis, vacina humana, orientação e avaliação nutricional e conversa com psicólogo, consultório para o idoso, aferição de pressão arterial e glicose.

Segundo a diretora de políticas estratégicas da Secretaria de Saúde, o objetivo do mutirão é levar os serviços de saúde para pessoas desassistidas. “Ela tem o objetivo de ir nas comunidades que não tem acesso mais fácil ao serviço de saúde. Todos serviços da atenção básica a gente traz, temos teste da Covid-19, atendimento clínico, fazendo prevenção, mamografia, testes de HIV e sífilis, vacinação da poliomielite”, disse Patrícia. 

O mutirão já passou por bairros como Rio Doce (primeira e segunda etapas), Cidade Tabajara, Peixinhos, Vila Popular, Águas Compridas, Alto da Bondade, Sítio Novo, Jardim Fragoso, Vila Manchete e Ouro Preto.

Veja também

Newsletter