Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Mutirão recolhe lixo no Parque das Esculturas

Voluntários atuam para conscientizar população sobre descarte responsável

Voluntários recolhem lixo na área do Parque das EsculturasVoluntários recolhem lixo na área do Parque das Esculturas - Foto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Em pouco de mais de uma hora, voluntários do grupo Xô Plásticos e da Secretaria de Juventude da Prefeitura do Recife conseguiram recolher mais de 50 sacos cheios de lixo durante uma ação às margens do Rio Capibaribe na área do Parque de Esculturas Francisco Brennand – no Recife Antigo. A atividade foi resultado de uma articulação surgida durante a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), ocorrida na capital pernambucana entre os dias 16 e 18 deste mês.

Segundo os participantes do mutirão, foram encontrados todos os tipos de resíduos possíveis, tais como garrafas pet, seringas, pneus e, sobretudo, restos de isopor. “Infelizmente, não conseguimos recolher todo o material jogado nas margens do Rio. Mas fizemos essa ação para mostrar a importância de cada um fazer sua parte de recolher o seu lixo e descartar de maneira correta”, explicou Danilo dos Santos, chefe do setor de Articulação Social da Secretaria. Ele explicou que, depois do recolhimento, caberá à Emlurb para fazer o descarte de forma correta.

Santos afirmou que o grupo já está pensando na realização de um novo mutirão, ainda no Parque das Esculturas. “Por ser um ponto turístico, a ação tem uma maior visibilidade para que as pessoas tenham uma maior conscientização de que nem tudo é lixo. Muita coisa pode ser reutilizada, reduzindo o impacto na natureza”, conclui.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter