Logo Folha de Pernambuco

CRÍTICAS

Na contramão de Lula, Gleisi Hoffmann e ministro Paulo Teixeira criticam Trump

Hoffmann não atacou Trump, mas avaliou em uma publicação no X que a derrota de Kamala Harris mostra que o mundo mantém a polarização

Gleisi Hoffmann, presidente do PTGleisi Hoffmann, presidente do PT - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Mesmo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha parabenizado Donald Trump por vencer as eleições, alguns aliados do petista já mostraram menos pragmatismo. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP) atacou Trump nas redes sociais.

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, afirmou que a eleição do empresário acende o "sinal de alerta para o campo democrático". Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que "o dia amanheceu mais tenso" com o resultado do pleito nos EUA.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Paulo Teixeira disse nesta quarta-feira, 6, que Trump cultiva "os piores valores humanos". Ele também apontou o negacionismo do republicano para as mudanças climáticas.

Mesmo criticando o candidato vencedor, 1h depois Teixeira repostou a publicação de Lula parabenizando Trump. Na contramão do ministro, o presidente disse que "o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade".

Gleisi Hoffmann não atacou Trump, mas avaliou em uma publicação no X nesta quarta-feira, 6, que a derrota de Kamala Harris mostra que o mundo mantém a polarização. A petista defende que a esquerda tem de se preparar para as disputas no Brasil. "temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado", escreveu

Para Hoffmann, a esquerda brasileira tem que entregar respostas e soluções para o povo, sem cair no neoliberalismo. Para ela é necessário "dar respostas concretas às necessidade e expectativas do povo, que não cabem na receita neoliberal que o mercado quer impor ao governo e ao país".
 

Veja também

Chefe da ONU se diz "preparado para trabalhar construtivamente" com Trump
ONU

Chefe da ONU se diz "preparado para trabalhar construtivamente" com Trump

Enchentes na Espanha deixam 93 desaparecidos, segundo novo balanço
Espanha

Enchentes na Espanha deixam 93 desaparecidos, segundo novo balanço

Newsletter