Na França, partido de esquerda indica intenção de deflagrar voto de confiança sobre premiê
Em publicação no X, a vice-presidente da legenda o acusou de violar as negociações sobre o orçamento
Principal partido da esquerda francesa, o França Insubmissa indicou nesta terça-feira, 14, que pretende deflagrar um voto de confiança sobre o governo do primeiro-ministro do país, François Bayrou, após o premiê prometer reabrir negociações para uma reforma da previdência.
Em publicação no X (antigo Twitter), a vice-presidente da legenda, Clémence Guetté, criticou o discurso de Bayrou na Assembleia Nacional e acusou de violar as negociações sobre o orçamento.
"Agora, é censura ou desonra", escreveu, em referência ao mecanismo legislativo que derrubou o antecessor de Bayrou, Michel Barnier, no final do ano passado.
Leia também
• Governo francês aceita renegociar impopular reforma da Previdência de Macron
• Novo primeiro-ministro francês enfrenta primeiro momento-chave para sobrevivência de seu governo
• França quer isolar os 'cem maiores' traficantes de drogas 'em uma prisão de alta segurança'
O primeiro-ministro da França confirmou nesta terça a meta de estabelecer déficit fiscal de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. O número representa um aumento em relação ao objetivo de cerca de 5% do PIB fixado pelo antecessor de Bayrou, Michel Barnier, que foi destituído do cargo em meio ao impasse para a aprovação do orçamento deste ano.
O premiê também projetou um crescimento de 0,9% do PIB francês este ano. "A aprovação de um orçamento é essencial", defendeu.