Naná Vasconcelos é homenageado com boneco gigante
Alegoria foi confeccionada pelo artesão Mestre Camarão e apresentada ao público na tarde desta quarta-feira (25), em evento na UFRPE
Um boneco gigante do falecido percussionista Naná Vasconcelos foi apresentado ao público na tarde desta quarta-feira (25), em evento realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A alegoria foi confeccionada por Mestre Camarão, artesão que faz parte da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, e levou vinte dias para ficar pronta.
Apesar do trabalho, o artista comemora a oportunidade de ter feito o boneco. "Homenagear Naná era um plano antigo, e agora finalmente tivemos a chance. O trabalho dele é uma referência na cultura brasileira", destaca Camarão. Nas roupas do boneco, uma preocupação em reproduzir exatamente o que Naná usava.
A UFRPE foi escolhida para ser palco da primeira aparição do boneco pois foi lá que, em 2015, Naná recebeu o título de Doutor Honoris Causa, maior comenda de reconhecimento concedida pela instituição de ensino superior. Patrícia Vasconcelos, esposa do percussionista que vive nos Estados Unidos, não escondeu a felicidade ao saber da homenagem. "Este ato carrega uma simbologia muito forte, principalmente vindo na Universidade Federal Rural pois eles sempre honraram o trabalho de Naná, como a abertura da Escola de Música Naná Vasconcelos, em 2016". A escola busca promover o acesso de crianças e adolescentes do entorno da universidade ao mundo da música.
Agora a peça seguirá para o Rio de Janeiro, onde participa do Casa Bloco, um encontro de carnavais de rua do Brasil. Em seguida volta para Pernambuco para ser exposta na Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, situada no Alto da Sé. "Que o boneco leve alegria por onde passar e que as pessoas jamais se esqueçam do trabalho de Naná", finaliza Patrícia.
Leia também
Berimbau da escultura de Naná Vasconcelos é roubado
Viúva de Naná se diz triste com possibilidade de Maracatu não abrir Carnaval
Sem regente, nações de maracatu vão homenagear Naná Vasconcelos na abertura da folia no Recife